LEGISLATIVAS FRANCESAS

Eleições na França: Mélenchon surpreende e Macrón pode ficar sem maioria

Aliança encabeçada por Jean-Luc Mélenchon conseguiu nas eleições legislativas da França entre 25% e 26,2% dos votos, contra de 25% a 25,8% para o grupo de Macron. No próximo domingo haverá o 2o turno e Macrón pode ficar sem maioria para governar

Escrito en GLOBAL el

O presidente francês Emmanuel Macron sai do primeiro turno da eleição legislativa deste domingo (12) sem garantia de ter maioria absoluta na Assembleia Nacional para dirigir o país nos próximos cinco anos. Isso além de significar uma derrota do ponto de vista político o impedirá de implementar seu programa de governo liberal que entre outras coisas prevê a aposentadoria por idade não mais aos 62 anos, mais aos 65.
 

O pleito, marcado pelos bons resultados da aliança de esquerda e também por uma performance razoável da extrema direita o  obriga a esperar até o segundo turno, no próximo domingo, para saber qual margem de manobra terá durante seu mandato.
 

O primeiro susto do "Juntos!", coalizão criada pelos aliados do chefe de Estado, foi o número de votos conquistados pelo NUPES, grupo formado por boa parte dos partidos de esquerda do país.
 

A aliança, encabeçada pelo chefe da esquerda radical, Jean-Luc Mélenchon, conseguiu entre 25% e 26,2% dos votos, contra de 25% a 25,8% para o grupo de Macron, segundo os primeiros resultados. Para Mélenchon, “o partido presidencial está derrotado”.
 

Em seguida, a legenda de extrema-direita Reunião Nacional, de Marine Le Pen, reuniu quase 20% dos votos. Com o resultado, o partido de Le Pen, que tradicionalmente sai prejudicado nas eleições legislativas em razão do sistema majoritário, poderá ultrapassar 15 deputados na Assembleia, algo que não acontece desde 1986 e que representa uma progressão de 13,2% com relação a 2017.
 

Segundo as primeiras projeções, a aliança de Macron, que precisa obter no mínimo 289 cadeiras, pode terminar com um número que varia de 255 a 310 deputados.

Com informações da Reuters.