RELÍQUIA

Avião militar dos EUA que caiu durante 2ª Guerra é encontrado no RN

O hidroavião caiu há 80 anos no litoral do estado, próximo a uma base militar estadunidense em Parnamirim, na Grande Natal

Destroços do hidroavião foram localizados.Créditos: Reprodução/Centro Cultural Trampolim da Vitória
Escrito en GLOBAL el

Pesquisadores do Rio Grande do Norte localizaram o avião bimotor Catalina, do Esquadrão 83 da Marinha dos Estados Unidos, no fundo do mar da Praia de Maracajaú, em Maxaranguape (RN). O hidroavião havia caído no mar, próximo a uma base militar estadunidense em Parnamirim, em 13 de junho de 1942, 80 anos atrás, durante a Segunda Guerra Mundial.

A estrutura foi encontrada por um mergulhador profissional, que ministrava um curso, no início deste mês. O Centro Cultural Trampolim da Vitória, órgão que reúne fatos históricos a respeito da presença dos Estados Unidos no estado durante a Segunda Guerra, foi avisado.

Segundo Fred Nicolau, curador do Centro, existem, ao menos, dez aviões que caíram entre Parnamirim e Maracajaú. Porém, há dificuldades em encontrar vestígios, porque quem acha os destroços, guarda como “um segredo”.

“Eu não sabia, à princípio, que esse estava lá ou que era esse [avião]. Um amigo meu que é mergulhador estava dando um curso ali no portal de Maracajaú na semana passada e falou que ‘achou um treco lá’, ‘um negócio ali’, mas não era um avião. E me mandou as fotos. Eu olhei as fotos e de fato aquilo é uma sucata, não parece nada. Tem um monte de treliça, tem umas chapas quebradas”, declarou, em entrevista ao G1.

“Eu comecei a procurar nas coisas que eu tinha e achei um pedaço daquela sucata que era uma peça muito característica de um avião chamado Catalina", acrescentou.

Ainda conforme o curador, os fatos se conectaram depois que veio à mente a lembrança de um documento que apontava para um acidente acontecido com um avião desse tipo no município de Maxaranguape.

A gente já tinha esse relatório desse avião. Mas não sabia onde que estava. E aí coincidiu”, disse.

A estrutura do hidroavião ficará no fundo do mar

Os destroços do Catalina serão deixados no fundo do mar. As coordenadas do local onde o avião caiu foram informadas à Marinha do Brasil e às autoridades dos Estados Unidos.

“Pela lei americana, onde teve um acidente militar que alguém morreu lá, aquilo vira uma tumba. Então não pode ser mexido”, completou Nicolau.