DESRESPEITO COM O CARGO

VÍDEO: Bolsonaro chama presidente da África do Sul, Ramaphosa, de “Raposa”

Gafe primária aconteceu em reunião virtual do Brics. Participação brasileira ficou restrita a falas genéricas e infantis, sem qualquer relevância diplomática

Créditos: TV Brasil/Reprodução
Escrito en GLOBAL el

O presidente Jair Bolsonaro cometeu mais uma gafe primária nesta quinta-feira (23) durante uma reunião virtual do Brics, o grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Num encontro, ainda que pela internet, cercado de críticas ao Ocidente por parte dos presidentes russo e chinês, o mandatário brasileiro saudou os homólogos presentes e chamou ao presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, de Cyril “Raposa”.

Diante do novo papelão, uma vez que o presidente brasileiro parece não se importar em chamar autoridades estrangeiras pelo nome correto, o clima na reunião de cúpula foi de constrangimento. Bolsonaro ainda disse frases genéricas e infantis, sem qualquer relevância diplomática, como "o peso crescente das economias emergentes deve ter a devida e merecida representação" e “priorizar o exercício diplomático que produza prosperidade e paz”.

Nas redes, a gafe gerou piadas e gargalhadas, mas também muita indignação, uma vez que a imagem do Estado brasileiro é seriamente afetada pelo comportamento adolescente e sem qualquer respeito à liturgia exigida por seu cargo de chefe de Estado por parte de Jair Bolsonaro.