ELEIÇÕES 2022

No Brasil, Secretário de Defesa dos EUA pedirá aos militares respeito à democracia

Lloyd Austin deve reforçar posicionamento do governo Biden, que considera o sistema eleitoral brasileiro "um modelo para o mundo"

No Brasil, Secretário de Defesa dos EUA pedirá aos militares respeito à democracia.Créditos: Agência Brasil/ Elza Fiúza
Escrito en GLOBAL el

O Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, está no Brasil para participar do encontro multilateral sobre defesa e segurança nas Américas, que tem o solo brasileiro como sede para o biênio 2021/2022.

Durante a visita, Lloyd Austin deve se encontrar com os representantes das Forças Armadas do Brasil e replicar a posição do governo Biden, ou seja, de que respeitem o processo democrático brasileiro, informa a Reuters. 

Os discursos de Austin no encontro multilateral ocorrem nesta terça-feira (26) e na quarta-feira (27). Segundo a Reuters, ele deve reforçar a necessidade de as Forças Armadas não interferirem nos pilares democráticos. De acordo com a agência de notícias, o Brasil não seria citado diretamente. 


Departamento de Estado dos EUA reforça isolamento de Bolsonaro: "Eleições no Brasil são modelo"

 

O porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Ned Price, reforçou em pronunciamento à imprensa em Washington, nesta quarta-feira (20), a posição de seu país em defesa da confiabilidade no sistema eleitoral brasileiro. A declaração vem dois dias após o presidente Jair Bolsonaro (PL) reunir embaixadores estrangeiros em Brasília para colocar em xeque a realização das eleições deste ano, difundindo mentiras já desmentidas sobre "fraude" nas urnas eletrônicas. 

“Eleições vêm sendo conduzidas pelo sistema eleitoral brasileiro, capacitado e já testado, e pelas instituições democráticas com sucesso por muitos anos, então ele é um modelo para nações deste hemisfério e além”, declarou Price. 

Questionado sobre as declarações de Bolsonaro colocando em xeque a credibilidade do sistema eleitoral do Brasil, o porta-voz do governo estadunidense reforçou que confia nas instituições do país, e frisou que os EUA vão "acompanhar as eleições de outubro com grande interesse e expectativa total que sejam conduzidas de forma livre, justa e confiável, com todas as instituições agindo segundo seu papel constitucional".