ESTADOS UNIDOS

Trump divulga fake news e é ameaçado de prisão por juiz

Ex-presidente de extrema-direita voltou atrás mas não se livrou da multa de 5 mil dólares por violar ordem de silêncio

Donald Trump, ex-presidente dos EUA..Créditos: Steve Baker/Flickr
Escrito en GLOBAL el

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, encara um julgamento em Nova York por fraude financeira e patrimonial. Nesse contexto, o juiz responsável pelo processo, Arthur Engoron, multou The Donald em 5 mil dólares e ameaçou levá-lo à prisão por conta de uma fake news divulgada em suas redes sociais.

No âmbito do julgamento, o magistrado obrigou Trump, em 16 de outubro, a obedecer uma ordem de silêncio que o impede de fazer comentário público sobre o próprio juiz, os promotores e os funcionários do tribunal. Além disso, ele também não pode comentar um outro processo, que corre na Justiça da Geórgia, em que é acusado de tentar fraudar e alterar os resultados das eleições de 2020, vencidas por Joe Biden.

Eis que Trump usa suas redes sociais, na última quinta-feira (19), para fazer o que o juiz considerou uma “postagem falsa e depreciativa sobre meu secretário”. Não há maiores detalhes sobre o conteúdo da postagem.

À imprensa americana, o magistrado contou que ordenou a retirada da publicação e que o ex-presidente o respondeu que a teria retirado. Mas segundo o magistrado, isso não foi feito.

“Apesar desta ordem, ontem à noite soube que a postagem ofensiva nunca foi removida de um site. Esta é uma violação flagrante da ordem de silêncio. Deixei claro que o não cumprimento resultará em sanções graves”, declarou Engoron.

No fim das contas a prisão de Trump foi apenas uma ameaça. O que vigorou foi a multa de 5 mil dólares que não faz nem cócegas ao magnata. Mas ele responde a uma série de processos, entre eles o de fraude financeira e patrimonial. Clique aqui para saber mais.