DIÁLOGO

Lula e Putin conversam por telefone; veja o que foi tratado

Contato entre os dois chefes de Estado vem em momento de tensão diante das guerras que atingem o Oriente Médio e a Ucrânia

Lula conversa com Putin por telefone (imagem ilustrativa).Créditos: /Fotos: Ricardo Stuckert/Kremlin.ru
Escrito en GLOBAL el

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone, nesta segunda-feira (23), com o presidente russo Vladimir Putin. O diálogo entre os dois chefes de Estado vem em momento de tensão diante das guerras no Oriente Médio e na Ucrânia

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, Lula expressou relatou a Putin a situação dos brasileiros na Faixa de Gaza em meio ao conflito entre o grupo palestino Hamas e o Estado de Israel  e "reiterou a urgência de criação de corredor humanitário que permita a saída dos estrangeiros e a entrada de remédios, água e alimentos" na região sob cerco israelense. 

Putin, por sua vez, concordou com Lula sobre a necessidade de se interromper os bombardeios de Israel na Faixa de Gaza e, da parte do Hamas, de se libertar os reféns que estão sob sua posse. 

De acordo com o Kremlin, Lula e Putin "expressaram séria preocupação com o número crescente de vítimas civis e sublinharam a importância fundamental de um cessar-fogo rápido, da evacuação de cidadãos estrangeiros da Faixa de Gaza e de garantir o acesso sem entraves ao enclave de ajuda humanitária". 

Guerra Rússia x Ucrânia 

Sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, o governo brasileiro informa que Lula "reafirmou a disposição do Brasil para ajudar em qualquer mediação quando os lados envolvidos estiverem dispostos a falar de paz".