ARGENTINA

Milei fala hoje ao povo argentino. Veja o que sua motosserra deve cortar de direitos

Javier Milei fará pronunciamento com novas medidas contra direitos da população e em favor do mercado. Vejam quais devem ser algumas delas

Créditos: Imagem do X, ex-Twitter
Escrito en GLOBAL el

O presidente de extrema-direita da Argentina Javier Milei reuniu-se esta manhã com o seu Gabinete na Casa Rosada para finalizar os detalhes do anúncio sobre o decreto de necessidade e urgência (DNU) que assinará no Diário Oficial para revogar várias leis fundamentais, no seu objetivo de desregulamentar diversas áreas da economia.

O documento do decreto de necessidade e urgência terá mais de 500 artigos. Como indicado, a maior parte do texto será ocupada por revogações de leis que regulam a economia (que haviam sido sancionadas para evitar abusos do mercado e proteger o cidadão).

Algumas dessas leis deverão cortadas pela motosserra de Milei, que deve anunciar as medidas em seu pronunciamento de hoje às 21h ao povo argentino:

Lei das Gôndolas: esta lei busca evitar a concentração de mercado e promover a concorrência, limitando o espaço que um mesmo fornecedor pode ter nas gôndolas dos supermercados e estabelecendo um percentual mínimo para produtos de pequenas e médias empresas.

Lei de Terras: regulamenta a propriedade de terras rurais por estrangeiros, estabelecendo um limite ao número de hectares que podem possuir e procurando preservar a soberania nacional sobre os recursos produtivos.

Lei Nacional de Compra: promove a indústria nacional, estabelecendo que o Estado deve dar prioridade à compra de produtos e serviços produzidos na Argentina, com o objetivo de fortalecer o mercado interno e apoiar os produtores locais.

Lei do Abastecimento: esta lei confere ao Estado instrumentos para intervir em casos de abuso de posição dominante ou de práticas que distorçam o normal fornecimento de produtos essenciais, procurando proteger os consumidores.

Um grupo de funcionários de La Libertad Avanza colaborou na elaboração do DNU, incluindo o Ministro da Economia, Luis Caputo, e o ex-chefe do Banco Central, Federico Sturzenegger.

Com o decreto, Milei também vai motosserrar a reforma trabalhista. As mudanças incluirão a eliminação de indexações nas indenizações por demissões e a eliminação de multas por trabalho mal registrado (ou não registrado). Estas medidas, segundo o governo, procuram flexibilizar o mercado de trabalho e promover a criação de emprego.

Da mesma forma, como refere María Cafferata nesta nota, especula-se que o DNU também inclua o primeiro passo para a privatização de algumas das empresas estatais. Ou seja: modificar o seu estatuto para o de sociedade anônima num primeiro momento, para privatizá-las todas.

Por fim, descobriu-se que entre quinta e sexta-feira o Executivo enviará ao Congresso um pacote de medidas econômicas de emergência que terão de somar o apoio da oposição para serem aplicadas. Os dois eixos principais deste pacote serão a reversão da reforma do Imposto de Renda e uma nova lei sobre lavagem de dinheiro.

 

Informações do Página 12