TENSÃO NA AMÉRICA DO SUL

Essequibo: Reino Unido vai enviar navio de guerra para a Guiana

Em meio às tensões por território em disputa com a Venezuela, governo guianense receberá ajuda da marinha britânica; embarcação vai participar de exercícios militares conjuntos depois do Natal

Créditos: Getty Images - O HMS Trent,vai participar de exercícios conjuntos com as forças armadas da Guiana depois do Natal.
Escrito en GLOBAL el

O Reino Unido planeja enviar um navio de guerra para a Guiana em meio a tensões com a Venezuela. O anúncio foi feito pelo Ministério da Defesa britânico neste domingo (24).

O HMS Trent, segundo o órgão, vai participar de exercícios conjuntos com as forças armadas da Guiana depois do Natal.

Isto ocorre depois de a vizinha Venezuela ter renovado a sua reivindicação por uma parte disputada do território da Guiana, rica em petróleo e minerais.

A Guiana, membro da Commonwealth, é o único país de língua inglesa da América do Sul.

O HMS Trent – um navio de patrulha offshore – foi enviado para as Caraíbas para procurar traficantes de droga, mas foi remanejado depois de o governo da Venezuela ter ameaçado anexar a região de Essequibo no início deste mês.

Isto levantou receios de que a Venezuela pudesse invadir e desencadear a primeira guerra interestadual na América do Sul desde o Conflito das Malvinas em 1982.

A Venezuela há muito reivindica a propriedade de Essequibo, uma região que compreende cerca de dois terços da Guiana.

Suas colinas e selvas são ricas em ouro, diamantes e bauxita, enquanto enormes depósitos de petróleo foram encontrados em sua costa.

No dia 18 de dezembro, o chefe da diplomacia do Reino Unido nas Américas, David Rutley, reafirmou, o apoio do governo britânico à Guiana na disputa territorial com a Venezuela, em uma reunião a portas fechadas em Georgetown com o presidente guianês Irfaan Ali.

A presença do navio britânico, segundo o governo no Reino Unido,  "visa reforçar a segurança e a soberania da Guiana, num contexto de disputas geopolíticas regionais".

O que está acontecendo em Essequibo?

A Venezuela realizou um referendo consultivo no dia 3 de dezembro sobre a reivindicação do território do Essequibo, atualmente uma área de controvérsia internacional na Guiana.

A maioria dos venezuelanos apoiou a reivindicação do território. Este conflito, marcado por várias tentativas de mediação e acordos controversos, permanece como um ponto crítico nas relações entre os dois países.

A longa disputa territorial que tem suas raízes no imperialismo britânico e na influência dos Estados Unidos, remontando ao século XIX. As tensões aumentaram recentemente devido à exploração de petróleo na região pelo governo da Guiana e empresas estrangeiras, exacerbando o conflito e o envolvimento internacional na disputa.