SAÚDE DO TRABALHADOR

Funcionários de fábrica do Doritos passam mal com tempero do salgadinho na Austrália

Espirros, tosse, irritação nos olhos e na pele e dificuldades respiratórias são relatos por sindicato do setor. Caso virou notícia em jornais de todo o mundo

Créditos: Divulgação
Escrito en GLOBAL el

Trabalhadores de uma fábrica de salgadinhos instalada nos arredores de Adelaide, no sul da Austrália, vêm apresentando problemas de saúde por conta de um ingrediente utilizado no famoso Doritos, que dá um gosto exageradamente picante ao alimento. Trata-se do tempero sabor “queijo nacho quente flamejante”. As informações tiveram forte repercussão internacional e foram publicadas por veículos como o norte-americano New York Post e a rede estatal britânica BBC.

Segundo o sindicato que representa a categoria, o UWU, a química utilizada no salgadinho tem gerado inúmeros casos de espirros, tosse, irritação nos olhos e na pele e dificuldades respiratórias em empregados de diferentes setores da unidade industrial. Uma reclamação formal foi protocolada pela entidade junto ao órgão público que fiscaliza a segurança do trabalho na região.

Segundo o levantamento feito pelo sindicato, dos 13 trabalhadores abordados para um questionário após o encerramento de seus turnos, 11 reclamavam dos sintomas descritos e diziam que tudo teria começado com a aplicação do tempero do Doritos. De acordo com o testemunho desses empregados, uma máquina é responsável por espargir o pó sobre os petiscos, o que faz com que a substância se espalhe no ar e gere problemas de saúde em todos.

A PepsiCo, gigante que é proprietária da fábrica, afirma que os procedimentos de segurança estão sendo seguidos rigorosamente na unidade e que a integridade de seus funcionários é sua prioridade. A empresa informou também que está trabalhando junto ao sindicato para resolver quaisquer preocupações sobre o assunto.

Nessa linha, a companhia afirmou que na planta industrial “é obrigatório o uso de máscara durante a produção do salgadinho” e que “está instalando ventiladores de extração” para as partículas que ficam no ar.