CIRCO

VÍDEO: Em meio à crise, Milei sobe no palco e beija namorada vestida de maiô fio-dental

Cena nada protocolar gerou escândalo na Argentina, que vive momento institucional conturbado. Extremista tenta governar por decreto e acentua caos econômico no país

Javier Milei beija a namorada, Fátima Florez, no palco.Créditos: Redes sociais/Reprodução
Escrito en GLOBAL el

Javier Milei, o novo presidente da Argentina, é realmente um sujeito esquisito e de atitudes insólitas. E ao que parece, as estrepolias de sua vida privada vão continuar mesmo estando agora na chefia do Estado. Uma prova disso foi o que ocorreu na noite de sexta-feira (29) em Mar del Plata, cidade costeira a 260 quilômetros a sudeste de Buenos Aires.

A namorada de Milei, a humorista Fátima Florez, fazia a estreia de uma peça, na qual imita vários políticos e artistas, numa sala de teatro, quando de repente o ocupante da Casa Rosada subiu no palco, a agarrou e lhe tascou um beijaço. Tudo isso com a amada vestindo um maiô fio-dental dourado. É, você não leu errado.

A cena esdrúxula rapidamente viralizou na imprensa e nas redes argentinas, provocando alvoroço e, sobretudo, muitas críticas. Milei aproveitou ainda para fazer discurso político para a plateia e repetiu seu mantra de que “tempos muitos duros virão, mas que é preciso seguir em frente”. Do lado de fora, mesmo com alguns apoiadores, o clima era bem diferente, com muitos cidadãos protestando, batendo panela e entoando cantos insultuosos contra o presidente.

Desde que assumiu o cargo, há menos de três semanas, Milei já assinou inúmeros decretos arbitrários nos quais praticamente eliminou toda a regulação econômica do país e sistemas de subsídios, levando ao início de um imprevisível colapso da já combalida economia argentina. Na arena política e judicial, suas ações ignorando o Legislativo e atropelando a Constituição são lidas como um sinal de que o novo líder que impor uma espécie de ditadura.

Ele foi a Mar del Plata num voo das Aerolineas Argentinas, "pagando a passagem do próprio bolso" para fazer palanque político entre seus seguidores, mas deslocou centenas de guarda-costas e carros oficiais, além de se hospedar num luxuoso hotel.

Veja a cena patética: