GRANDE ESTRAGO...

VÍDEO: Acúmulo de pum e arroto causa megaexplosão e deixa 18 mil vacas mortas

Concentração de metano e superaquecimento de máquina que sugava estrume e água criaram condições para detonação gigantesca. Uma mulher ficou gravemente ferida

Fazenda no Texas logo após a explosão.Créditos: TikTok/Reprodução
Escrito en GLOBAL el

Uma megaexplosão num gigantesco estábulo instalado numa fazenda localizada em Dimmitt, no Texas, EUA, ocorrida na terça-feira (11), deixou mais de 18 mil vacas mortas e uma mulher que trabalhava no local gravemente ferida. O mais impressionante na trágica história é a razão da detonação: o acúmulo dos puns e arrotos dos dezenas de milhares de bovinos criados no local.

Durante o processo digestivo destes animais, no qual ocorre a chamada fermentação entérica, muito gás metano é gerado e expelido naturalmente, tanto por flatulências como por eructação. O metano, aliás, é um dos vilões dos fenômenos de mudança climática, junto com o dióxido de carbono, sendo que o primeiro é quase 30 vezes mais agressivo no processo de aquecimento global que o segundo, embora seja eliminado da atmosfera após 10 anos, enquanto o dióxido de carbono pode levar um milênio.

Segundo a imprensa local, uma máquina instalada no enorme galpão onde estava o gado, responsável por sugar toneladas de esterco e de água dos cubículos onde viviam os animais, teria superaquecido e dado ignição no ambiente repleto do gás altamente inflamável, o que fez tudo ir pelos ares, provocando um grande incêndio na sequência.

Veja as imagens registradas logo após a explosão: