CATFISHING

Golpe milionário: Jogador de vôlei italiano namora 15 anos com falsa modelo brasileira

O atleta dava dinheiro à suposta namorada online, que alegava ter um problema cardíaco; veja os detalhes do caso

Jogador transferiu cerca de 700 mil euros às suspeitas.Créditos: Reprodução/Lega Pallavolo Serie A
Escrito en GLOBAL el

O Ministério Público da Itália apresentou formalmente uma denúncia contra as duas mulheres acusadas de terem aplicado golpes no jogador de vôlei Roberto Cazzaniga. Por 15 anos, Valéria Satta se passou pela modelo brasileira Alessandra Ambrosio, usando o codinome Maya, e manteve um relacionamento virtual com o jogador. 

A outra pessoa envolvida nos crimes é a ex-jogadora de vôlei Manuela Passero, amiga da vítima há anos. Durante esse período, Cazzaniga transferiu cerca de 700 mil euros a sua suposta namorada. A quantia equivale a aproximadamente R$ 3,7 milhões.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://benfeitoria.com/ato18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

Fotos de Alessandra Ambrosio eram usadas pelas suspeitas para enganar o jogador. A narrativa criada pelas duas dizia que a suposta Maya tinha um sério problema de saúde e precisava do dinheiro para pagar o tratamento médico. Essa também era a desculpa usada para evitar encontros presenciais com Cazzaniga. 

A "namorada de mentirinha" alegava ter um problema cardíaco que a deixava ligada a aparelhos médicos. Cazzaniga se comoveu e passou a dar dinheiro e bens de consumo que eram requisitados. A situação se estendeu por 15 anos. 

O jogador tentou entrar em contato com Valéria Satta após a descoberta do catfishing (termo em inglês usado em casos de estelionato virtual, em que o criminoso cria uma persona falsa), mas não conseguiu falar com a suspeita. Ela é desempregada e mãe de dois filhos. 

Alessandra Ambrosio - Divulgação

As investigações e a operação

Em maio de 2022, a polícia italiana deflagrou uma operação contra as duas suspeitas. Foram apreendidos 74 mil euros em dinheiro (R$ 397,5 mil), além de outros bens. o MP da Itália também investiga 1.400 transações, como depósitos, recargas de cartões pré-pagos e transferências eletrônicas desde 2008. A denúncia teve como base essas evidências e provas.

"Fizemos sexo por telefone durante anos. Eu sempre a chamei de amor, nunca ela. Eu tive que insistir e lembrá-la de dizer isso. Agora está nas mãos da Justiça, vamos ver até onde isso vai parar. Eu interpretei isso como um passo na direção justa, mas por todo mal que recebi, é somente uma gota no oceano", disse Cazzaniga à imprensa italiana.

*Com informações do Globo