EL SALVADOR

VÍDEO: Bukele, o ditador de boné, fala besteira sobre Lula em discurso de reeleição

Presidente de El Salvador dá espetáculo em eleições questionadas e insinua teoria da conspiração

Nayib Bukele.Ele se intitula o "ditador mais legal do mundo"Créditos: Presidência de El Salvador
Escrito en GLOBAL el

O presidente reeleito de El Salvador, Nayib Bukele, o ícone da extrema direita latino-americana, fez um discurso de vitória neste domingo (4) após declarar vitória nas eleições com pouco mais de 30% das urnas apuradas.

Bukele está na liderança das contagens dos votos com 83% frente a 7% do segundo candidato, Manuel Flores, da Frente Faribundo Martínez de Libertação Nacional, grupo de centro-esquerda.

Ele já fala em vitória. Em seu discurso, fez insinuações infundadas contra o presidente Lula.

“Conversei duas vezes com o presidente Lula, mas ele jamais me mencionou o tema segurança. Imagino que ele tenha sua forma de abordar e lidar com essa situação. Nunca falamos sobre esse assunto. Creio que o que El Salvador mostra ao mundo é que todos os problemas têm solução quando há vontade política”, disse Bukele, que se declarou vencedor das eleições com menos da metade das urnas apuradas.

“Acredito que o que El Salvador faz é diferente do que o Brasil precisa fazer. O que incomoda a muitos governo é que El Salvador demonstra que se pode fazer tudo com vontade política. E que quando um país não resolve seus problemas, sobretudo de segurança, é porque não há vontade de resolvê-los. Em alguns casos, porque são sócios dos criminosos”, disse Bukele, acenando para a teoria conspiração bolsonarista de que o PT estaria ligado ao crime organizado.

A verdade é que o Brasil, em apenas um ano de governo Lula, conseguiu uma redução no número de mortes violentas e tirou mais de R$ 7 bilhões de grupos criminosos em 2023.

Veja o vídeo:

O problema do Bukelismo

Nayib Bukele destituiu ilegalmente juízes da Suprema Corte e botou o exército no Parlamento para pressionar em favor de uma medida legislativa ainda no início de mandato. Conseguiu liberação para concorrer à reeleição em um país onde a reeleição era proibida.

Até agora, o partido de Bukele tem 98% dos deputados do congresso.

As eleições de 2024 de El Salvador são acusadas de gerrymandering, censura, distribuição de recursos ilegais entre candidatos e uso da máquina pública para reeleição do atual mandatário.

Bukele afirma que são eleições livres. 

Ele alcançou grande popularidade por utilizar uma política de segurança pública que acaba com a presunção de inocência. O país vivia uma crise de segurança causada por cartéis de tráfico de drogas.

Bukele prendeu 1 a cada 100 salvadorenhos e tem a maior população carcerária proporcional do mundo, além das forças policiais terem aplicado força brutal e tortura em diversas ocasiões.

A sensação de segurança melhorou no país com o alto punitivismo, a política de Bukele deu resultado em curto prazo: as mortes violentas caíram 70% em 2023. O problema é que essa política não é sustentável a longo prazo, como apontam especialistas e críticos do governo.

Ainda que Bukele tenha alta popularidade, é inegável que ele colocou o estado em seu favor para tal. E bem, ele mesmo se intitula o "ditador mais legal do mundo". É mais fácil ser legal quando se muda a lei em seu favor colocando militares no parlamento. 

 

Temas