PUTIN MANDA LEMBRANÇA

Putin lança míssil nuclear intercontinental Yars como aviso. Assista

Presidente russo reforça aviso à OTAN de que está disposto a ir à guerra nuclear

Créditos: Reprodução da internet
Créditos: ????????, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Escrito en GLOBAL el

No momento em que o Ocidente cobria o sepultamento do dissidente russo Alexey Navalny e 24 horas após avisar à OTAN que a Rússia responderia com todas as armas a seu alcance qualquer participação de forças da Organização em favor da Ucrânia, o presidente russo Vladimir Putin fez mais um teste nuclear com o míssil nuclear intercontinental Yars, de acordo com a agência de notícias estatal TASS. 

Esta arma, que foi testada inúmeras vezes pelas tropas de Putin no passado, foi concebida para ser carregada com até 10 ogivas nucleares independentes, cada uma com mais poder de destruição que as bombas nucleares lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki.

“O objetivo do lançamento foi confirmar as características táticas, técnicas e de voo deste moderno sistema de mísseis” — afirmou o Ministério de Defesa russo.

As ogivas múltiplas têm a função de reduzir a eficácia dos antimísseis dos EUA e Europa, multiplicando o número de atacantes simultâneos, juntamente com a propulsão ultrarrápida, a pronta liberação das ogivas, sua capacidade de manobra na fase final do voo e outras técnicas especiais. A sua implantação começou em 2010.

Imagens do lançamento mostram o míssil sendo elevado em um lançador em frente a uma fileira de árvores, antes de ser disparado para o céu. Uma forte explosão é seguida por uma nuvem de fumaça preta.

Antonio Mello é autor de "ELA" e "Madame Flaubert" e escreve no Blog do Mello e aqui na Fórum. Saiba mais