Analista que previu crise de 2008 diz que outro colapso está por vir – e não será pelo coronavírus

Segundo o economista Jesse Colombo, “embora 2008, tenha sido horrível, o que virá agora será pior, pois estamos falando de uma dívida de mais de 100 trilhões de dólares”

Mercados em queda (foto: reprodução)
Escrito en GLOBAL el

Em 2006, ele previu que a economia mundial iria colapsar, e dois anos depois sua profecia se mostrou acertada. Agora, o economista Jesse Colombo afirma que outra bem pior está por vir, e a culpa não é do coronavírus.

Nesta semana, o Banco Central Europeu afirmou que a pandemia do Covid-19 poderia provocar para uma crise semelhante àquela que o mundo sofreu na década passada, mas Colombo contesta parcialmente essa avaliação.

“O coronavírus pode ser um agravante da situação, mas o mundo já estava se encaminhando para um novo colapso das finanças mundiais, e uma nova recessão, desde muito antes de se conhecer os primeiros casos do coronavírus”, assegura o economista.

Segundo Colombo, o principal fator que levará ao colapso é a acumulação de dívida entre governos e entidades privadas, a níveis insuportáveis. “Embora 2008, tenha sido horrível, o que virá agora será pior, pois estamos falando de uma dívida de mais de 100 trilhões de dólares, que é o equivalente a 320% do PIB mundial”, comentou.

Somente os Estados Unidos, um dos países que encabeça a lista de maiores devedores, tem uma dívida pública que já é equivalente a 108% do seu PIB. O setor privado não fica atrás, já que é responsável por mais de metade desse valor, cerca de 70 trilhões de dólares.