Fórumcast, o podcast da Fórum
19 de junho de 2019, 11h15

Angela Merkel sofre convulsão durante encontro oficial com presidente da Ucrânia. Vídeo

As fortes cenas provocaram preocupação entre os meios alemães, com respeito à saúde da chanceler, que deu entrevista coletiva, uma hora depois, afirmando que se tratou de um problema de "desidratação".

Merkel e Zelinski, durante encontro oficial (Foto: reprodução YouTube)

Um evento oficial em Berlim, nesta terça-feira (18), na visita do presidente ucraniano Volodymyr Zelenski, produziu cenas que causaram grande impacto na Alemanha: durante a execução dos hinos, a chanceler alemã Angela Merkel começou a sofrer convulsões. As imagens mostram como o corpo de Merkel começa a apresentar tremores, que vão piorando, enquanto seu visitante tenta disfaçar o constrangimento.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo

Uma hora depois, na coletiva dos mandatários com a imprensa, Merkel atuou rápido e respondeu sobre o ocorrido, e antes de ser perguntada a respeito. Segundo ela, a convulsão foi provocada por um quadro de desidratação: “foi um mal-estar, e logo após (os hinos), eu tomei três copos d´água, pois claramente estava precisando, e já me sinto muito bem”.

Apesar dessa precaução, a líder alemã não conseguiu evitar as perguntas dos jornalistas sobre a sua saúde, mas em todas as respostas ela assegurou que “não há nenhum problema de saúde no momento”.

Seu visitante também comentou a situação, apoiando a anfitriã. Perguntado a respeito, Zelenski disse que a viu “muito segura” durante a reunião entre os dois a portas fechadas, e assegurando que ela “ela parece bastante saudável”.

Angela Merkel tem quase 65 anos (ela faz aniversário no dia 17 de julho), e está no poder na Alemanha desde 2005, após conquistar seu quarto mandato, em 2017. Em outubro do ano passado, a chanceler assegurou que não tentará uma nova reeleição, apesar das leis alemãs permitirem.

Com informações do El País.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum