Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
31 de janeiro de 2020, 11h36

Bernie Sanders cresce seis pontos em um mês e pode vencer prévias democratas

O candidato aparece pela primeira vez em uma grande pesquisa, a NBC News/Wall Street Journal, com chances de vencer

Reprodução

Poucos dias antes dos primeiros votos das primárias democratas serem contados, nova pesquisa nacional da NBC News/Wall Street Journal aponta o senador Bernie Sanders e o ex-vice-presidente Joe Biden estatisticamente empatados.

Sanders conta 27% de apoio dos eleitores democratas nas primárias em todo o país, enquanto Biden recebe 26%. A vantagem de ponto único de Sanders, embora esteja dentro da margem de erro, marca sua primeira liderança na pesquisa da NBC/WSJ.

A senadora Elizabeth Warren aparece com 15%, enquanto o ex-prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, aparece com 9%. O ex-prefeito de South Bend, Pete Buttigieg, tem 7%; A senadora de Minnesota, Amy Klobuchar, possui 5%, e o empresário Andrew Yang, 4%. Nenhum outro candidato conta com mais de 3% ou mais.

Esta nova série da pesquisa marca uma evolução de seis pontos para Sanders desde o mês passado. Na pesquisa de dezembro da NBC/WSJ, Biden liderou o campo com 28%, com Sanders com 21%, Warren com 18% e Bloomberg com 4%.

A vantagem mais poderosa de Sanders pode ser a lealdade de seus apoiadores. Sessenta por cento deles dizem ter certeza que votarão nele, enquanto 48% dizem o mesmo de Biden.

Biden, por sua vez, conta com outra vantagem nem um pouco desprezível. Sete em cada dez eleitores democratas dizem que uma de suas principais prioridades na escolha de um candidato é sua capacidade de derrotar o presidente Donald Trump. Entre os eleitores, Biden lidera este campo com 32%, contra 21% de Sanders.

Sanders conta com os eleitores mais jovens e mais liberais, enquanto a coalizão de Biden se baseia no apoio de eleitores mais velhos e nos afro-americanos, que apoiam o ex-vice-presidente por uma margem de quase 2-1.

Com informações da NBC News


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum