CHINA EM FOCO

China diz que EUA devem enfrentar suas próprias violações de direitos humanos

Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Webbin, comentou morte de homem negro por policial em Michigan e disse que Estados Unidos não estão em condição de apontar o dedo para outros países

Créditos: Xinhua - Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, comentou a morte de um homem negro por um policial branco em Michigan (EUA).
Escrito en GLOBAL el

Os Estados Unidos (EUA) têm se tornado um país onde os direitos humanos são sistematicamente violados. O alerta foi feito pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, nesta segunda-feira (18). 

Wang comentou que os EUA devem refletir seriamente sobre como abordar as raízes das causas da deterioração da situação dos direitos humanos. Ele fez a observação ao comentar sobre o episódio em que um policial do estado de Michigan atirou fatalmente na nuca de um homem negro, identificado como Patrick Lyoya, 26, refugiado do Congo, enquanto ele estava de bruços no chão.

Vídeos do incidente, que aconteceu no dia 4 de abril, foram divulgados na quarta-feira (13). O tiro foi o ponto mais crítico de uma perseguição a pé e briga por uma arma de choque depois de Lyoya ter sido abordado pelo agente. O caso mais uma vez provocou críticas ferozes sobre discriminação racial e violência policial nos EUA.

"Estamos profundamente preocupados com a deterioração da situação dos direitos humanos nos EUA. Um grande número de fatos mostra que a discriminação racial, os crimes com armas e a violência na aplicação da lei não existem em casos isolados e esporádicos, mas sim são problemas de longo prazo e sistêmicos no país."
Wang Wenbin, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da República Popular da China

Desde a morte de George Floyd, em 2020, centenas de pessoas de minorias étnicas foram mortas a tiros por agentes da lei dos EUA. Cerca de 93,7% dos muçulmanos estadunidenses disseram que vivem à sombra da islamofobia; 81% dos adultos asiáticos acreditam que a violência contra eles está aumentando. Os hispânicos, que compõem 19% da população dos EUA, possuem apenas 2% da riqueza dos EUA, pontuou Wang.

O porta-voz citou Fernand de Varennes, relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) em questões minoritárias, e afirmou que o sistema legal nos Estados Unidos está estruturalmente configurado para dar vantagem e perdoar aqueles que são mais ricos e penalizar aqueles que são mais pobres, particularmente minorias étnicas.

Os Estados Unidos também têm a pior violência de armas do mundo e são o único país desenvolvido que teve tiroteios em massa todos os anos nos últimos 20 anos. Em 2020, houve 45.222 mortes relacionadas a armas no país, um aumento de 43% em relação a 2010, disse Wang.

"No entanto, nos últimos 25 anos, o governo federal dos EUA não adotou nenhuma lei de controle de armas", disse Wang.

"Os EUA não estão em posição de apontar o dedo para as condições de direitos humanos de outros países. O que os EUA devem fazer é enfrentar seus próprios graves problemas de direitos humanos e refletir seriamente sobre como abordar as causas da deterioração da situação dos direitos humanos", disse ele.

Atividades econômicas retornam a todo vapor em Shenzhen

Shenzhen, o "Vale do Silício chinês", vivenciou um novo surto de Covid-19 no mês passado, mas desde o dia 21 de março a cidade voltou totalmente ao trabalho e à produção de maneira ordenada, com empresas, portos, transporte público e logística de volta aos trilhos.

A metrópole de 12,5 milhões de habitantes e que lidera a inovação no país asiático anunciou 30 medidas para ajudar as empresas a lidar com a pandemia. Para reduzir os custos de serviços públicos, o governo local oferecerá subsídios no valor de 10% das contas de água, eletricidade e gás natural de empresas e empresas individuais em abril e maio.

As empresas também receberão subsídios para materiais de prevenção de epidemias e serviços de saneamento. Empresas de catering - fornecimento de comida preparada e alguns serviços correlatos (copos, louça, toalhas etc.) para festas, banquetes, restaurantes, companhias de aviação etc.- de atacado e varejo, de transporte e logística e outras indústrias também serão beneficiadas. Pequenas, médias e microempresas poderão adiar seus pagamentos de impostos de fabricação por seis meses.

Embora a economia de Shenzhen tenha sido levemente impactada pela pandemia, alguns setores foram resilientes e tiveram bom desempenho, incluindo veículos de nova energia, smartphones 5G e outros setores da nova economia.

Shenzhen estabeleceu uma meta de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 6% para 2022, depois de ultrapassar o limite de 3 trilhões de yuans no ano passado. A cidade ocupa o terceiro lugar entre todas as principais cidades chinesas depois de Xangai e Pequim em termos de crescimento do PIB. 

Especialistas avaliam que a meta de PIB de Shenzhen contribuirá para o crescimento estável da economia local e ajudará a China a alcançar um crescimento do PIB de 5,5% este ano.

O quarto porto de contêineres mais movimentado do mundo, Yantian, está localizado em Shenzhen. O local processa quase um terço de todas as exportações e importações da província de Guangdong e responde por um quarto do comércio da China com os EUA para garantir uma cadeia de suprimentos global tranquila. 

O porto de Yantian simplificou os procedimentos de declaração e aprovação para chegada e partida de navios e dispositivos inteligentes implantados, como equipamentos de vigilância por vídeo, sistema de reconhecimento automático de navios e drones de patrulha.

O comércio via porto de Yantian ficou em 391 bilhões de yuans (US$ 61,3 bilhões) durante os primeiros três meses deste ano, mostraram dados alfandegários. Embora os números trimestrais tenham sido um pouco mais baixos ano a ano, eles permaneceram altos.

Quase 900 trabalhadores da linha de frente no porto foram mantidos sob gestão em circuito fechado para garantir que as operações portuárias permanecessem independentes, estáveis ??e não afetadas pela pandemia.

Parte continental da China registra 3.316 novos casos confirmados de Covid-19

A parte continental da China registrou 3.316 novos casos confirmados de Covid-19 na segunda-feira (18), com 3.297 vinculados a transmissões locais e 19 do exterior. Os dados foram divulgados pela Comissão Nacional de Saúde nesta terça-feira (19).

Um total de 18.284 novos casos assintomáticos também foram registrados na segunda-feira, e 276.499 pacientes assintomáticos permanecem sob observação médica.

Os casos confirmados no continente chinês agora totalizam 188.351, com o número de mortos em 4.648.

A contagem mais recente de casos confirmados nas regiões administrativas especiais de Hong Kong e Macau e na região de Taiwan é a seguinte:

Hong Kong: 309.841 (67.285 recuperações, 9.159 mortes)

Macau: 82 (82 recuperações)

Taiwan: 35.983 (13.742 recuperações, 854 mortes

Enfrentamento à violência contra a mulher na pauta do Legislativo chinês

Os legisladores chineses deliberaram sobre o projeto de revisão da Lei de Proteção dos Direitos e Interesses das Mulheres. O Comitê Permanente da 13ª Assembleia Popular Nacional (APN), a principal legislatura da China e equivalente ao Congresso Nacional no Brasil, iniciou sua 34ª sessão nesta segunda-feira (18) para revisar esse e vários projetos de lei e revisões de leis.

A matéria que trata de violência contra mulheres propõe um mecanismo obrigatório de notificação e rastreio para identificar e tratar rapidamente os crimes contra as mulheres, incluindo o tráfico de mulheres. 

De acordo com a proposição, órgãos de registro de casamento, governos locais e associações de mulheres devem relatar à polícia se suspeitarem que mulheres estejam sendo traficadas ou sequestradas. 

Aqueles que não cumprirem os deveres obrigatórios serão punidos. Os hotéis que não relatarem tais violações da lei ou crimes podem ter suas licenças comerciais revogadas ou podem ser multados em até 50.000 yuans (cerca de US$ 7.845).

Outros itens na pauta dos legisladores foram as regras eleitorais para o 14º APN, a ratificação da Convenção do Trabalho Forçado da Organização Internacional do Trabalho, 1930, e a Convenção sobre a Abolição do Trabalho Forçado, 1957, entre outros projetos de lei e relatórios.

O mandato do 13º NPC terminará em março de 2023 e os deputados do 14º NPC serão eleitos em janeiro do próximo ano, de acordo com a Constituição da China e as leis relevantes.

A primeira reunião plenária da sessão foi presidida pelo presidente do Comitê Permanente da APN, Li Zhanshu. Os legisladores revisaram ainda projetos de lei sobre futuros e derivativos e conservação do solo negro, além de projetos de revisão da Lei de Educação Profissional e da Lei de Cultura Física e Esportes. A sessão será encerrada nesta quarta-feira (20).

John Lee é nomeado para a eleição de chefe do Executivo de Hong Kong 

John Lee, ex-secretário-chefe de administração do governo de Hong Kong, disputará as próximas eleições para o sexto mandato como chefe do Executivo. A eleição será realizada em 8 de maio. 

Durante o período de nomeação, realizado entre os dias 3 e 16 de abril, Lee teve 786 indicações válidas de membros do Comitê Eleitoral.

O Comitê de Revisão de Elegibilidade de Candidatos (CERC) da Região Administrativa Especial de Hong Kong (RAEHK) publicou nesta segunda-feira (18) um aviso no Diário Oficial para declarar a nomeação de Lee para disputar o cargo. 

O candidato ao cargo de executivo deverá ser indicado por, no mínimo, 188 membros da Comissão Eleitoral, sendo, pelo menos, 15 membros de cada um dos cinco setores de Hong Kong.

Em 8 de maio, o Escritório de Registro e Eleição instalará a principal mesa de votação no Centro de Convenções e Exposições de Hong Kong para os membros do Comitê Eleitoral votarem.

O CERC também determinou como válidos sete registros de membros ex-ofício da Comissão Eleitoral. De acordo com o Anexo I da Lei Básica da RAEHK, o CERC é responsável por revisar e confirmar a elegibilidade dos candidatos para o cargo de chefe do executivo e membros do Comitê Eleitoral.

O CERC decidirá se a pessoa em questão cumpre os requisitos e condições legais de cumprimento da Lei Básica da RAEHK da República Popular da China (RPC) e é leal à RAEHK.

De acordo com o Anexo I, o chefe do Executivo da RAEHK será eleito de acordo com a Lei Básica por uma Comissão Eleitoral que seja amplamente representativa, adequada à situação real da RAEHK e represente os interesses gerais da sociedade, e será nomeado pelo Governo Popular Central.

Estação espacial chinesa aberta à visita de astronautas estrangeiros

A China quer trabalhar e cooperar com todos os países e regiões comprometidos com o uso pacífico do espaço sideral. Para isso, o país asiático está organizando a implementação dos primeiros projetos de cooperação internacional para a estação espacial chinesa, em parceria com o Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior. 

A estação espacial chinesa está aberta à visita de astronautas estrangeiros e espera-se a realização de pesquisas experimentais até o final deste ano. O anúncio foi feito pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Wang Wenbin, nesta segunda-feira (18). 

“A estação espacial chinesa dá as boas-vindas à visita de astronautas estrangeiros para trabalharem com os homólogos chineses por um maior contributo à exploração dos mistérios do universo e à construção de uma comunidade de futuro compartilhado para a humanidade”, disse Wang.

Durante a coletiva de imprensa, ele explicou que a exploração do universo e o desenvolvimento de tecnologia aeroespacial são uma causa comum da humanidade, que não pode ser separada da cooperação entre todos os países do mundo. "A cooperação internacional é a tendência do desenvolvimento aeroespacial", afirmou.

Desde o lançamento do seu projeto espacial tripulado, a China sempre aderiu aos princípios de utilização pacífica, igualdade, benefício mútuo e desenvolvimento comum, assinando acordos e realizando cooperações com a França, Alemanha, Itália, Rússia, Paquistão, além do Gabinete de Assuntos do Espaço Exterior da ONU, Agência Espacial Europeia e outras agências espaciais.

Esta é a primeira vez na história que um projeto como a estação espacial chinesa é aberto a todos os Estados membros da ONU. Atualmente, 9 projetos de 17 países e 23 entidades se tornaram o primeiro lote de projetos selecionados para o Experimento Científico da Estação Espacial da China. 

A diretora do Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior, Simonetta Di Pippo, comentou que a abertura da estação espacial chinesa é uma parte importante da iniciativa "Espaço Compartilhado Global" das Nações Unidas e um "grande exemplo".