CHINA EM FOCO

China comemora fim da pobreza, crescimento do PIB e alta na expectativa de vida

País tem adotado uma série de medidas para garantir a prosperidade comum do povo chinês e conseguiu eliminar a extrema pobreza em 2021

Créditos: Xinhua - País tem adotado uma série de medidas para garantir a prosperidade comum do povo chinês e conseguiu eliminar a extrema pobreza em 2021
Créditos: Bit - Uma visão panorâmica do local de teste de verificação de instrumentos de imagem astronômica de radar distribuído do projeto China Fuyan.
Créditos: Xinhua - Pessoas andam na rua em meio a alta temperatura no distrito de Minhang, em Xangai, leste da China (10/7/22)
Créditos: CCTV - Jardim Botânico Nacional do Sul da China em Guangzhou, província de Guangdong
Créditos: Xinhua - Picolé em formato de vaso Pottery Ding
Créditos: Xinhua - Picolé em formato do Pottery Storyteller batendo um tambor
Escrito en GLOBAL el

Ao longo das últimas décadas, a economia chinesa experimentou um crescimento extraordinário e transformou uma economia agrária atrasada no maior motor de crescimento da economia mundial de hoje.

O caminho do país para a prosperidade econômica, sob a liderança do Partido Comunista da China (PCCh), incorpora também o progresso em direitos humanos. As décadas de desenvolvimento econômico se concentraram em uma aspiração original: buscar a felicidade para o povo chinês, um objetivo principal e uma prioridade política consistente para os formuladores de políticas chineses.

Na busca desse objetivo, os padrões de vida do povo chinês melhoraram significativamente junto com o país, alcançando um rápido crescimento econômico. Em 2021, o PIB per capita da China atingiu 12.500 dólares, acima dos menos de 30 dólares há mais de 70 anos.

No ano passado, a China anunciou a erradicação da pobreza absoluta. Quase 100 milhões de pobres rurais foram tirados da pobreza. Essa realização de prosperidade voltada para uma população de cerca de um quinto do total mundial consiste em um marco significativo na causa dos direitos humanos.

O país estabeleceu os maiores sistemas de educação, previdência social e assistência médica e de saúde do mundo, com a expectativa média de vida do povo chinês aumentando para 77,9 em 2021, de 35 em 1949.

O coeficiente de Gini da China, um índice que reflete a desigualdade em que zero é igual a igualdade perfeita, caiu para 0,466 em 2021, de 0,474 em 2012.

Segundo o livro branco sobre a prática do PCCh divulgado em 2021, os direitos à subsistência e ao desenvolvimento são direitos humanos primários e básicos e que viver uma vida de contentamento é o direito humano supremo. De acordo com a publicação, o Partido  "promove o desenvolvimento integral do indivíduo e se esforça para dar a cada pessoa uma sensação mais forte de ganho, felicidade e segurança".

Esta noção ecoa a articulação na Declaração das Nações Unidas sobre o Direito ao Desenvolvimento, um documento chave sobre direitos humanos. Estabelece que o direito ao desenvolvimento é um direito humano inalienável e que todos têm o direito de participar, contribuir e desfrutar desenvolvimento econômico, social, cultural e político.

De acordo com o índice de desenvolvimento humano (IDH) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), de 1990 a 2019, a pontuação da China aumentou de 0,499 para 0,761.

"É o único país que passou da categoria de baixo desenvolvimento humano para a categoria de alto desenvolvimento humano desde que o PNUD começou a analisar as tendências globais do IDH em 1990", aponta o  PNUD em um relatório especial publicado em 2019.

Mesmo diante das incertezas e desafios colocados pelos recentes ressurgimentos esporádicos da Covid-19, a China tomou medidas resolutas para encontrar um equilíbrio entre a resposta à pandemia e o desenvolvimento econômico e social.

Ao mesmo tempo em que protege a vida e a saúde do povo ao máximo, o país implementou uma série de medidas para estabilizar o crescimento e salvaguardar a segurança do desenvolvimento e ajudou a enfrentar as dificuldades das pessoas e reduzir o impacto na economia e no trabalho e na vida da população.

Para garantir o bem-estar das pessoas, por exemplo, a China manteve os preços gerais ao consumidor estáveis ??em meio à Covid-19, enquanto alguns países viram a inflação subir para novos máximos em décadas. Em junho, o índice de preços ao consumidor do país, principal indicador de inflação, subiu levemente 2,5% ano a ano.

Além disso, a China também estabeleceu novos objetivos de desenvolvimento e colocou a prosperidade comum em uma posição mais proeminente, visando a riqueza compartilhada por todos, tanto em termos materiais quanto culturais.

Em seu 14º Plano Quinquenal (2021-2025) para o Desenvolvimento Econômico e Social Nacional e os Objetivos de Longo Prazo até 2035, a China reiterou seu compromisso com uma abordagem centrada nas pessoas para os próximos anos.

"Devemos garantir a posição principal do povo e trabalhar para a prosperidade comum. Devemos insistir que nosso desenvolvimento é para o povo e depende do povo e que seus frutos são compartilhados pelo povo", pontua o plano de desenvolvimento.

Na avaliação do reitor da Faculdade de Direito da Universidade de Jilin, He Zhipeng, a causa dos direitos humanos sob a liderança do PCCh tem sido um processo gradual. "Alcançar a prosperidade moderada geral é apenas 'uma vírgula' na causa dos direitos humanos da China. Há esperanças de mais e melhor progresso no futuro próximo.”

China começa a construir o radar de maior alcance do mundo

A China iniciou a construção de um novo sistema de radar equipado com instalações de observação de alta definição no espaço profundo. O novo equipamento, além de proteger melhor a Terra, vai aumentar as capacidades de defesa do país contra asteroides e de detecção do sistema Terra-Lua.

Localizada no município de Chongqing, no sudoeste da China, a nova instalação de observação tem o codinome "China Fuyan", que significa "olho facetado" em inglês. O presidente do Instituto de Tecnologia de Pequim (BIT), Long Teng, explicou que o nome faz referência à composição do sistema de radar por várias antenas, assim como os olhos facetados dos insetos.

O Fuyan será composto por radares distribuídos com mais de 20 antenas, cada uma com diâmetro de 25 metros a 30 metros. Espera-se que realize observações de alta definição de asteroides a 150 milhões de quilômetros da Terra, tornando-se o sistema de radar de maior alcance do mundo.

Long, que também é membro da Academia Chinesa de Engenharia, comentou que o sistema preencherá as lacunas nas capacidades de defesa e detecção espacial do país, além de estudos de fronteira sobre a habitabilidade da Terra e a formação de asteroides.

O centro de inovação do BIT em Chongqing, os Observatórios Astronômicos Nacionais da China sob a Academia de Ciências da China, a Universidade de Tsinghua e a Universidade de Pequim também se juntarão ao processo de construção do Fuyan.

Diferente do Telescópio de Rádio Esférico de Abertura de 500 metros da China (FAST) – também o maior do gênero no mundo, projetado para coletar observações passivas de sinais de rádio do espaço – o novo Fuyan vai disparar ativamente sinais de rádio em corpos celestes para obter novas observações.

Fases de construção

Segundo Long, o programa Fuyan terá três fases de construção. Na primeira, a equipe montará quatro peças do radar de 16 metros de diâmetro para verificar a viabilidade do sistema de radar, renderizando uma imagem 3D da lua. Até agora, dois dos quatro radares foram construídos em Chongqing e devem estar operacionais até setembro deste ano.

Na segunda fase, a equipe aumentará o número de antenas de quatro para mais de 20, formando um sistema de radar distribuído de alta definição equivalente a um com diâmetro de 100 metros. Isso também permitirá à China sondar e criar imagens de asteroides a algumas dezenas de milhões de quilômetros de distância e verificar a tecnologia relevante.

Na terceira fase, a equipe de pesquisa perceberá gradualmente a capacidade de observação de 150 milhões de quilômetros, tornando o China Fuyan o primeiro radar de espaço profundo do mundo a ter a capacidade de realizar imagens 3D e monitoramento dinâmico, bem como observação ativa de corpos celestes em todo o interior do sistema solar. 

O cronograma da última fase, no entanto, ainda não foi determinado, pois as decisões finais serão tomadas com base nos resultados e estudos realizados durante as duas primeiras fases.

China aumenta investimento em infraestrutura de conservação de água no primeiro semestre

A China aumentou o  investimento em infraestrutura de conservação de água no primeiro semestre deste ano, à medida que tem intensificado os esforços para impulsionar o crescimento econômico.

De janeiro a junho, o investimento em projetos de conservação de água do país totalizou 444,9 bilhões de yuans (cerca de 66,29 bilhões de dólares), um aumento de 165,9 bilhões de yuans, ou quase 60%, em relação a 2021, monstram dados do Ministério de Recursos Hídricos chinês.

O país iniciou cerca de 14 mil novos projetos de conservação de água no primeiro semestre, incluindo 750 projetos, cada um com um investimento de mais de 100 milhões de yuans.

Em junho, durante reunião conjunto entre o Banco Popular da China e o Ministério de Recursos Hídricos, foi divulgado que os projetos de conservação de água podem ajudar a absorver grandes investimentos e criar empregos intensivos no curto prazo. Também pode salvaguardar a segurança alimentar, facilitar o desenvolvimento verde e aliviar os desastres naturais a longo prazo.

Espera-se que a China conclua investimentos no valor de mais de 800 bilhões de yuans na construção de conservação de água em 2022.

Onda de calor atinge Xangai

O observatório meteorológico municipal de Xangai emitiu um alerta vermelho para calor excessivo neste domingo (10), quando a temperatura em algumas áreas da metrópole subiu para 40 graus Celsius.

Xangai registrou altas temperaturas por seis dias consecutivos desde 5 de julho. A temperatura na Estação Xujiahui de Xangai atingiu 40 graus Celsius às 14h12 do domingo, o primeiro dia de alta temperatura de 40 graus Celsius desde que a megacidade iniciou os registros meteorológicos em 1873.

Um total de 15 dias extremamente quentes acima de 40 graus Celsius foram registrados na cidade desde 1873, e os 40,9 graus Celsius em 2017 estabeleceram um recorde.

De acordo com a previsão mais recente, Xangai continuará vendo clima de alta temperatura na próxima semana por causa das altas subtropicais.

As autoridades meteorológicas recomendam que o público evite atividades ao ar livre ao meio-dia. Ao encontrar tonturas, sudorese maciça ou fraqueza nos membros, os cidadãos são aconselhados a ir a um local ventilado e beber água salgada para evitar insolação.

Segundo jardim botânico nacional é inaugurado em Guangzhou

O segundo jardim botânico nacional da China foi inaugurado nesta segunda-feira (11) em Guangzhou, província de Guangdong, no sul do país. O primeiro jardim botânico do país foi inaugurado na capital Pequim, em abril.

Com uma área total de 333 hectares de exposição e pesquisa científica, é o maior jardim botânico subtropical sul do mundo, além de ser uma das instituições mais antigas da China para pesquisa e conservação botânica.

O jardim abriga cerca de 17 mil tipos de plantas longe de seus habitats naturais, incluindo 643 plantas raras e ameaçadas de extinção e 337 espécies de plantas selvagens nas listas nacionais de proteção.

Até agora, 36 espécies de plantas raras e ameaçadas de extinção, incluindo Camellia azalea, Michelia guangdonensis e Dunnia sinensis, voltaram à natureza graças ao jardim.

Nos próximos três a cinco anos, um centro nacional de conservação ex situ de plantas será estabelecido no local, para proteger efetivamente 95% das plantas raras e ameaçadas no sul da China.

9 jovens Budas vivos completam a escola primária no Tibete

Após quatro anos de estudo, nove jovens Budas vivos completaram a escola primária e se formaram na Academia de Budismo do Tibete em Lhasa, capital da Região Autônoma do Tibete, sudoeste da China, no último sábado (9).

Durante a cerimônia de formatura, os jovens Budas vivos apresentaram realizações nos estudos por meio de leitura de composição, exibição de caligrafia tibetana, performances de comédia inglesa, recitação de clássicos literários e escrituras e debate.

"Estou muito feliz hoje porque concluímos o ensino fundamental e em breve estudaremos cursos de ensino médio de nível superior. Como um Buda vivo, espero ajudar mais pessoas a encontrar a felicidade enquanto promovo o caminho certo no futuro", comentou Jampakhenrab Chogyalwangchug, de 12 anos.

A educação primária na academia inclui cursos de língua tibetana, mandarim, matemática, inglês, teoria religiosa e educação física.

A Academia de Budismo do Tibete foi estabelecida em outubro de 2011 e em setembro de 2015 abriu a primeira turma voltada para jovens Budas vivos. Até agora, a instituição treinou milhares de monges de destaque para o budismo tibetano.

Museu Nacional da China lança picolés em formato de relíquias culturais para celebrar seu 110º aniversário

Para celebrar os 110 anos de criação, o Museu Nacional da China (NMC) lançou uma variedade de picolés inspirados pelas relíquias culturais chinesas que pretendem despertar o interesse das pessoas em exposições de museus e da civilização chinesa.

Confira alguns desses picolés