CHINA EM FOCO

Militares chineses criticam navio de guerra dos EUA em trânsito no Estreito de Taiwan

China se opõe à presença de embarcação militar estadunidense na região, critica tentativa de EUA e Reino Unido em internacionalizar a questão e critica intenção da visita de Nancy Pelosi

Créditos: CGTN - O USS Benfold, um destróier de mísseis guiados, transitou pelo estreito na terça-feira (19) no que os EUA chamam de "operação de liberdade de navegação".
Créditos: Xinhua - Vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, e vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, participam do 9º Diálogo Econômico e Comercial de Alto Nível na terça-feira (19) via link de vídeo.
Créditos: Xinhua - Vista do Centro Internacional de Convenções e Exposições de Hainan, local da 2ª Exposição Internacional de Produtos de Consumo da China, em Haikou, província de Hainan, sul da China. (19/7/22)
Créditos: Xinhua - Aldeões embalam seus pertences para realocação no município de Doima, no condado de Tsonyi, Região Autônoma do Tibete, sudoeste da China (12/7/22)
Escrito en GLOBAL el

O Exército de Libertação Popular (ELP) monitorou o destróier de mísseis guiados USS Benfold enquanto navegava pelo Estreito de Taiwan nesta terça-feira (19). A força militar da China promete salvaguardar a soberania nacional e a integridade territorial. 

A declaração foi feita pelo porta-voz do Comando do Oriental do ELP, coronel Shi Yi, nesta quarta-feira (20). Ele criticou a medida dos EUA e afirmou que interrompeu intencionalmente a situação regional e colocou em risco a paz e a estabilidade através do Estreito.

Eixo EUA-Reino Unido coloca em risco a paz no Estreito de Taiwan

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, também abordou a questão de Taiwan. Ele afirmou que a cooperação entre Washington e Londres na região chinesa é uma tentativa de "internacionalizar" a questão. Ele fez o comentário durante uma entrevista de imprensa na última quinta-feira (14). 

Zhao fez a declaração em reação a um relatório sobre os EUA e o Reino Unido que explora planos de contingência de conflito no Estreito de Taiwan. Os dois países discutiram os planos no início de março, a primeira vez que essa cooperação foi realizada.

"Há algum tempo, os EUA têm trabalhado com alguns países para animar questões relacionadas a Taiwan, e tais atos minam a paz e a estabilidade na região", comentou  Zhao. Ele acrescentou que a questão de Taiwan é um assunto puramente interno da China, que não permite interferência de forças externas.

Zhao observou ainda que os EUA e os países relevantes devem parar de interferir nos assuntos internos da China, respeitar o princípio de "Uma só China" e lidar com prudência com questões relacionadas a Taiwan.

O porta-voz também observou que a situação atual no Estreito de Taiwan enfrenta uma nova rodada de tensão. Ele comentou que a causa raiz é que as autoridades de Taiwan tentaram repetidamente buscar a "independência de Taiwan" solicitando o apoio dos EUA, e alguns nos EUA estão tentando conter a China com a questão de Taiwan.

"Há apenas uma China no mundo, e Taiwan é uma parte inalienável do território chinês", concluiu Zhao. 

Oposição à plano de visita de Pelosi 

A China se opõe firmemente à visita da presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos (EUA), Nancy Pelosi, de visitar a região chinesa de Taiwan.

A declaração foi feita pelo porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado da China, Zhu Fenglian, em coletiva de imprensa nesta terça-feira (19).

"Nós nos opomos resolutamente a qualquer troca oficial entre os Estados Unidos e Taiwan", disse Zhu. Ele acrescentou que os repetidos comentários e atos provocativos de alguns membros do Congresso dos EUA recentemente não passam de tentativas de obstruir o processo de reunificação da China.

Zhu pediu aos membros relevantes do Congresso dos EUA que entendam a alta sensibilidade da questão de Taiwan, cessem as provocações e se abstenham de oferecer qualquer apoio aos elementos separatistas que defendem a "independência de Taiwan".

China e União Europeia concordam em enfrentar os desafios econômicos globais em conjunto

China e a União Europeia (UE) selaram um acordo para fazer esforços conjuntos pela promover a cooperação prática na economia e no comércio e lidar com os desafios enfrentados pela economia global.

O pacto foi feito durante o 9º Diálogo Econômico e Comercial de Alto Nível realizado nesta terça-feira (19). A conversar ocorreu via link de vídeo e foi co-presidido pelo vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, e pelo vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis.

Os representantes da China e da UE tiveram conversas pragmáticas, francas e eficientes sobre quatro tópicos: macroeconomia, cadeia industrial e de suprimentos, comércio e investimento e cooperação financeira.

Ambos chegaram a uma série de resultados e consensos sobre coordenação de políticas macroeconômicas, cooperação em cadeias industriais e de suprimentos, reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC), maior abertura de mercado, implementação do acordo China-UE sobre indicações geográficas, inspeção e quarentena de animais e plantas, abertura bilateral do setor financeiro e cooperação regulatória.

Os dois lados acreditam que a situação política e econômica mundial tem passado por mudanças profundas e que a manutenção de relações estáveis e saudáveis entre China e UE tanto na economia quanto no comércio são favoráveis ao desenvolvimento e à prosperidade globais.

Tanto China quanto a União Europeia estão dispostos a fazer esforços conjuntos para melhorar a compreensão mútua, promover a cooperação pragmática entre os dois lados nos campos econômico e comercial e aumentar a estabilidade da cooperação bilateral para lidar melhor com a incerteza da situação econômica global.

Ambos estão prontos para enfrentar conjuntamente os desafios que a economia global enfrenta, fortalecer a comunicação e a coordenação das políticas macroeconômicas, manter a estabilidade da cadeia industrial global e da cadeia de suprimentos e salvaguardar e fortalecer conjuntamente o sistema multilateral de comércio baseado em regras com a OMC em seu núcleo.

Eles também concordaram em melhorar ativamente a liberalização e facilitação do comércio e do investimento, promover a concorrência leal, proteger os direitos de propriedade intelectual, criar um ambiente de negócios melhor para as empresas e avançar ainda mais na abertura bidirecional e na cooperação regulatória no setor financeiro.

China continua comprometida com abertura econômica e comercial

A China permanecerá comprometida com a política nacional fundamental de abertura e trabalhará com todas as partes para intensificar o diálogo e a comunicação para permitir uma cooperação mutuamente benéfica. A declaração foi feita pelo primeiro-ministro chinês,  Li Keqiang, nesta terça-feira (19) durante uma reunião virtual com o presidente executivo do Fórum Econômico Mundial (FEM), Klaus Schwab.

Li acrescentou que uma cooperação mais profunda entre a China e o FEM ajudará a enviar ao mundo uma mensagem positiva de crescimento da economia e melhoria de vidas.

Segunda Exposição Internacional de Produtos de Consumo da China será realizada em Hainan

A 2ª Exposição Internacional de Produtos de Consumo da China será realizada em Haikou, na província de Hainan, no sul da China, de 26 a 30 de julho. O número de empresas presentes na exposição excederá o número do ano passado, com a área de exposição expandida de 80 mil metros quadrados para 100 mil  metros quadrados. A proporção da área de exposição para empresas estrangeiras aumentará de 75% no ano passado para 80% este ano.

Moradores do condado mais alto da China são realocados para uma vida melhor

O condado de Tsonyi, Região Autônoma do Tibete, sudoeste da China, iniciou a realocação do segundo lote de moradores nesta terça-feira (19). A medida faz parte de um plano da região para melhorar as condições de vida das pessoas e proteger o frágil ecossistema local.

Na manhã desta terça-feira, mais de 300 moradores deixaram a cidade natal em Doima Township de Tsonyi, o condado mais alto da China, rumo a Singpori, localizada a quase mil km ao sul .

Singpori fica na margem norte do rio Yarlung Zangbo, na cidade de Shannan, localizada a uma altitude de 3.600 metros. Fica a apenas 10 km do aeroporto de Lhasa.

Quatro municípios do condado vão concluir a realocação no início de agosto e, até lá, todos os sete municípios de Tsonyi, incluindo os três que se mudaram em 2019, terão concluído a realocação.

O Tibete transferiu o primeiro lote de 2.900 residentes em Tsonyi para Singpori em 2019.

Decisão difícil

Com uma altitude média de mais de cinco mil metros, o condado de Tsonyi cobre uma área total de 120 mil quilômetros quadrados e faz parte da Reserva Natural Nacional de Changtang, a maior e mais alta reserva natural da China.

Devido à alta altitude e ambiente hostil, o município não é adequado para habitação humana. O oxigênio no ar é apenas 40% do da planície. O inverno no local  dura 10 meses a cada ano, com as temperaturas mais baixas chegando a -40 graus Celsius.

O governo estabeleceu um período de transição para os próximos anos para que alguns jovens possam se revezar no rebanho no condado de Tsonyi, com uma cooperativa estabelecida em cada vilarejo. Os moradores realocados podem deter ações das cooperativas com suas pastagens e gado como investimento e ganhar dividendos.

Quando o período de transição expirar, os jovens também chegarão ao novo lar, devolvendo a vasta terra à natureza.

Graças à realocação, a renda disponível per capita do condado subiu para quase 13.600 yuans em 2021, quase 30% acima do nível de 2019, quando o condado saiu da pobreza.

Devolvendo a terra à natureza

O Tibete tem 11 reservas naturais nacionais, quatro pontos turísticos nacionais, três parques geológicos nacionais, nove parques florestais nacionais e 22 parques nacionais de zonas úmidas. As áreas naturais protegidas representam quase 40% da área terrestre da região.

A rara população de vida selvagem na região vem crescendo, com a população de antílopes tibetanos aumentando para mais de 300 mil, iaques selvagens ultrapassando 20 mil e grous-de-pescoço-preto ultrapassando 10 mil, de acordo com um relatório divulgado pelo departamento regional de ecologia e meio ambiente no mês passado.

Por causa do aumento das populações de animais selvagens na Reserva Natural Nacional de Changtang, o problema da população local e da vida selvagem competindo por espaço vital tornou-se mais proeminente.

Nova exposição celebra a história étnica diversificada da China

O Palácio Nacional de Culturas Étnicas de Pequim está realizando uma exposição sobre os livros antigos que armazena relacionados a diferentes grupos étnicos.

De acordo com o diretor da biblioteca do palácio, Chen Ye, o palácio coletou cerca de 200 mil preciosos livros antigos, e eles escolheram 77 deles para serem exibidos nesta exposição.

"Os visitantes podem ver os livros antigos escritos em cerca de uma dúzia de idiomas, incluindo mongol, tibetano, manchu, Yi e Dongba. Eles podem aprender sobre como as diversas culturas se comunicaram, se integraram e se desenvolveram ao longo da história", acrescentou Chen.

Um destaque da exposição é um livro manuscrito da Dinastia Qing (1644-1911) sobre a etnia Yi. Apresenta eventos históricos, figuras importantes, situações econômicas e pensamentos religiosos do grupo na antiguidade, mostrando a antiga sociedade Yi de forma relativamente completa e sistemática.

A exposição também inclui instalações interativas para ajudar os visitantes a entender melhor a história e a cultura chinesas. É aberto ao público gratuitamente.

“Ele tenta contar histórias sobre como os vários grupos étnicos construíram conjuntamente a história da China e mostra as trocas e integrações entre eles”, finaliza Chen.

Fórum vê futuro brilhante do turismo de patrimônio cultural na Rota da Seda

O Fórum Internacional 2022 sobre Cultura e Desenvolvimento Turístico das Cidades da Rota da Seda foi realizado em Zhongwei, região autônoma de Ningxia Hui, nos dias 18 e 19 de julho.

O vice-ministro do Ministério da Cultura e Turismo da China, Zhang Xu, e o vice-presidente da região autônoma de Ningxia Hui, Wang Daoxi, participaram do evento. O deputado de turismo do Ministério do Patrimônio Cultural, Turismo e Artesanato do Irã, Ali Asghar Shalbafian, também participou do fórum online.

Zhang se dirigiu ao fórum e disse que a Iniciativa do Cinturão e Rota entrou em um novo período com realizações frutíferas e desenvolvimento constante desde que foi lançada em 2013.

"A iniciativa contribuiu com ideias chinesas para o desenvolvimento global e sistema de gestão e a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado da humanidade. Áreas de cooperação e canais de comunicação inovadores devem ser continuamente expandidos. A cooperação prática precisa ser aprofundada para criar uma nova era de comunicação cultural e turística, bem como a cooperação sob a orientação da Iniciativa do Cinturão e Rota."

Wang disse que o fórum estabelecerá as bases para o futuro intercâmbio cultural e cooperação da indústria entre os países ao longo da Rota da Seda.

Shalbafian sugeriu melhorar a infraestrutura ao longo da Rota da Seda e levar o patrimônio cultural ao longo da Rota da Seda como foco da declaração à Unesco e aumentar a influência turística das cidades ao longo da Rota da Seda.

Durante o fórum, representantes de empresas, especialistas nacionais e estrangeiros discutiram uma série de temas relacionados ao turismo do patrimônio cultural.

O fórum foi realizado pelo Escritório de Comunicação e Cooperação Internacional do Ministério da Cultura e Turismo da China, pelo Departamento de Cultura e Turismo da região autônoma de Ningxia Hui e pela Rede de Entidades Culturalink Internacional.