CHINA EM FOCO

Xi Jinping destaca importância da 'Frente Única Patriótica' para o desenvolvimento do país

Presidente da China pediu união de chineses em casa e no exterior para formar uma unidade na realização da tarefa do rejuvenescimento nacional

Créditos: Xinhua - O presidente chinês Xi Jinping fala em uma conferência central sobre o trabalho da frente única em Pequim, realizada dias 29 e 30 de julho de 2022.
Créditos: Xinhua - O presidente chinês, Xi Jinping, faz um importante discurso na cerimônia de abertura de uma sessão de estudo de funcionários de nível provincial e ministerial. A sessão de estudo foi realizada de terça a quarta-feira em Pequim.
Créditos: Xinhua - Cidadãos se registram para testes de ácido nucleico no distrito de Heping em Tianjin, norte da China (24/7/2022)
Créditos: Xinhua - Um membro da equipe do Bank of Communications Beijing Branch instrui um visitante a abrir uma carteira digital de RMB em um celular (16/7/21)
Créditos: CFP- Uma feira de empregos em Hohhot, Região Autônoma da Mongólia Interior, norte da China.
Créditos: China Daily - Um robô humanóide chamado Walker X, desenvolvido pela startup UBTech Robotics, com sede em Shenzhen, joga xadrez chinês na Conferência Mundial de Inteligência Artificial em Xangai (junho de 2021).
Escrito en GLOBAL el

O presidente chinês, Xi Jinping, enfatizou a promoção da unidade e do trabalho árduo do povo chinês em casa e no exterior para reunir forças para o grande rejuvenescimento da nação chinesa. Ele fez as declarações durante uma conferência central sobre o trabalho da 'Frente Única Patriótica' realizada sexta-feira (29) e sábado (30) na capital chinesa, Pequim.

O líder chinês comentou que este ano completa um século que o Partido Comunista Chinês (PCCh) apresentou explicitamente a política da Frente Única Patriótica. Ele enfatizou a importância de aderir a esse conceito para seguir na direção certa rumo ao desenvolvimento do país. 

Xi delineou as tarefas básicas da Frente Única Patriótica na nova era e pediu a manutenção da liderança do PCCh para seguir o caminho do socialismo com características chinesas, coordenar a uniformidade e a diversidade e promover relações harmoniosas entre partidos políticos, grupos étnicos, religiões, setores da sociedade e o povo chinês em casa e no exterior.

O presidente Xi revisou o trabalho da Frente Única Patriótica desde o 18º Congresso Nacional do PCCh, realizado em 2012, e saudou as conquistas históricas alcançadas desde então.

O líder chinês resumiu novas ideias, pensamentos e estratégias para melhorar o trabalho da Frente Única Patriótica. Ele ressaltou que a relação entre a uniformidade e a diversidade deve ser tratada corretamente e que o sistema de partido político único da China deve ser mantido e melhorado.

O sistema de cooperação multipartidária e consulta política sob a liderança do PCCh é um elemento básico da estrutura política da China. Essa é a conclusão do white paper - relatório ou guia que informa de maneira concisa sobre um assunto complexo e apresenta a filosofia do órgão emissor sobre o tema para colaborar no entendimento e na solução de um problema ou tomada de decisão - intitulado 'Sistema de Partidos Políticos da China: Cooperação e Consulta', publicado pelo Gabinete de Informação do Conselho de Estado da China em 2021.

Além do PCCh, há outros oito partidos políticos. O PCCh exerce o poder estatal e as outras partes participam plenamente da administração dos assuntos do Estado sob a liderança do PCCh, esclarece o white paper.

Xi destacou ainda a importância de forjar um forte senso de comunidade para a nação chinesa e fortalecer o trabalho da frente unida entre intelectuais não-PCCh e pessoas de novos estratos sociais.

O apoio popular e um equilíbrio de poder favorável são cruciais para o sucesso dos empreendimentos do PCCh e do povo, avaliou Xi, que classificou essa dinâmica como "política maior". O trabalho da frente única visa ampliar a unidade e garantir o apoio popular e um equilíbrio de poder favorável, sublinhou.

"Com o mundo passando por profundas mudanças inéditas em um século, que vêm se acelerando, a frente única desempenha um papel mais importante na salvaguarda da soberania, segurança e interesses de desenvolvimento da China. E desempenha um papel mais importante no fortalecimento da base de classes do PCCh e na expansão de sua base de massa", destacou Xi. 

"Promover a unidade entre todo o povo chinês é uma responsabilidade histórica para a Frente Única Patriótica na nova era", afirmou o presidente. Ele pediu esforços para aumentar o consenso e unir todo o povo chinês, independentemente de seus partidos políticos, grupos étnicos, estratos e grupos sociais e religiosos ou crenças.

Xi também instou esforços para facilitar o desenvolvimento saudável do setor não público da economia e incentivar as pessoas do setor a promover o empreendedorismo e contribuir para a causa do socialismo com características chinesas.

Força Aérea chinesa patrulha ilhas do Mar do Sul da China, próximo ao Estreito de Taiwan

A Força Aérea do Exército de Libertação do Povo (ELP), as forças militares da China, informou neste domingo (31) que realizou patrulhas nas ilhas ao Mar do Sul do país, próximo ao Estreito de Taiwan, para salvaguardar a soberania nacional e a integridade territorial.

"É a missão sagrada da Força Aérea do ELP proteger o território de nossa pátria", declarou o porta-voz da Força Aérea do ELP, coronel Shen Jinke, em entrevista coletiva concedida em Pequim.

A Força Aérea realizou patrulhas com uso de aeronaves de combate de vários tipos ao redor da ilha de Taiwan. O objetivo da missão foi aprimorar a capacidade de salvaguardar a soberania nacional e a integridade territorial, explicou Shen.

"A Força Aérea tem a firme determinação, total confiança e capacidade suficiente para salvaguardar a soberania nacional e a integridade territorial", ressaltou o porta-voz. 

Shen afirmou ainda que as patrulhas do ELP no Mar do Sul da China Meridional devem aumentar a capacidade de lidar com todos os tipos de ameaças à segurança.

O porta-voz fez as declarações durante uma coletiva de imprensa sobre um evento aberto da Força Aérea do ELP que será realizado em Changchun, capital da província de Jilin, nordeste da China, entre os dias 26 e 30 de agosto. 

Um show aéreo com as realizações da Força Aérea do ELP na última década também será realizado na ocasião.

China fortalece legislação para a área da saúde

 

Ao longo da última década a China tem fortalecido a legislação referente à saúde, tanto pública quanto privada. Com o surto de Covid-19 no início de 2020 os esforços do governo chinês foram impulsionados para aplicar a lei e oferecer garantias sólidas na luta contra a pandemia. 

O balanço do Estado de Direito para a área de saúde na China foi apresentado durante coletiva de imprensa na última quinta-feira (28) pelo vice-chefe de Assuntos Legislativos da Comissão do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN), Xu Anbiao.

Em 31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi alertada sobre vários casos de pneumonia na cidade de Wuhan, província de Hubei, na área central do país. Tratava-se de uma nova cepa de coronavírus que não havia sido identificada antes em seres humanos. Uma semana depois, em 7 de janeiro de 2020, as autoridades chinesas confirmaram que haviam identificado um novo tipo de coronavírus.

Desde então, comentou Xu, o Comitê Permanente da APN formulou um plano de trabalho para fortalecer a proteção legal da saúde pública e revisar a legislação em vigor. Os resultados foram positivos, observou. 

Xu citou que uma série de leis importantes foram promulgadas, revisadas e introduzidas. A Lei de Biossegurança, que foi aprovada pelo Comitê Permanente da APN em outubro de 2020 e entrou em vigor em abril de 2021, aprimorou o sistema de prevenção e controle de riscos de biossegurança, incluindo a cobertura de grandes novas doenças infecciosas e surtos em animais e plantas.

O Comitê Permanente da APN também adotou a decisão de proibir o comércio de animais selvagens em fevereiro de 2020 e revisou a Lei de Prevenção de Epidemias Animais em janeiro de 2021. "A saúde pública abrange uma ampla gama de áreas e, portanto, foram feitas disposições específicas na formulação e revisão de outras leis relevantes", pontuou Xu.

Ele disse que vários projetos de lei importantes, incluindo emendas à Lei de Resposta e Gerenciamento de Emergências, Lei de Proteção da Vida Selvagem e Lei de Pecuária, foram submetidos ao Comitê Permanente da APN para deliberação.

A formulação e revisão de algumas leis importantes, incluindo a Lei de Prevenção e Tratamento de Doenças Infecciosas, a Lei de Resposta a Emergências de Saúde Pública, a Lei de Saúde de Fronteira e Quarentena e outras estão em andamento.

“O Estado de Direito é uma forte garantia para a promoção dos cuidados de saúde. Na última década, o Estado promoveu ativamente a legislação sanitária e reforçou a proteção legal da saúde pública”, ressaltou Xu.

A vice-chefa da Administração Estatal de Regulação do Mercado, Gan Lin, também participou da coletiva de imprensa. Ela afirmou que o órgão fortaleceu a supervisão e a aplicação da lei em áreas-chave para apoiar a situação geral do trabalho de prevenção e controle da epidemia após o surto da Covid-19.

"Mantivemos resolutamente a ordem de mercado relacionada ao controle da panemia. Desde o início da pandemia, apreendemos 183 milhões de máscaras faciais defeituosas, investigamos 15.900 casos de manipulação de preços e proibimos totalmente o comércio de animais selvagens", citou Gan.

O vice-diretor do Escritório da Comissão do Estado de Direito do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), Tang Yijun, destacou que o progresso nas proteções legais para a saúde pública faz parte da prática chinesa de governança baseada na lei geral na última década. Ele ressaltou que durante esse período o país também avançou constantemente nos campos da promoção da legislação científica, aplicação rigorosa da lei, judiciário justo e promoção de profissionais do direito,.

Até o final de junho, a China promulgou ou revisou mais de 730 leis e regulamentos administrativos, dos quais 292 leis e 598 regulamentos administrativos estavam em vigor. Essas medidas melhoraram o sistema legal socialista com características chinesas de maneira científica, observou Tang.

Além disso  foi promovido o sistema de serviço jurídico público, com o aumento do número de advogados, notários, avaliadores judiciais, árbitros e mediadores. Em junho, havia 605 mil advogados e mais de 37 mil escritórios de advocacia na China. Cerca de 1 milhão de pessoas obtiveram qualificações jurídicas profissionais na última década.

Economia digital da China atinge US$ 7,1 trilhões

A economia digital é uma força-chave que impulsiona o desenvolvimento econômico da China e atingiu US$ 7,1 trilhões em 2021, ocupando o segundo lugar do mundo, atrás dos Estados Unidos. Os dados são de um white paper publicado pela Academia Chinesa de Tecnologia da Informação e Comunicações na última sexta-feira (29).

De acordo com o documento, a economia digital chinesa responde por mais de 18% do total de participação nesse setor entre os 47 principais países listados. O white paper mostra que, de 2012 a 2021, a taxa média de crescimento da economia digital da China foi de 15,9%, e a participação da economia digital do país no PIB aumentou de 20,9% para 39,8%.

Segundo a pesquisa, Alemanha, Grã-Bretanha e Estados Unidos ficaram entre os três primeiros em termos de participação de sua economia digital no PIB, todos superiores a 65%. Enquanto em termos de taxa de crescimento, a economia digital da Noruega aumentou 34,4% ano a ano, o mais rápido globalmente.

O que leva recém-formados chineses a trabalhar em cidades menos desenvolvidas

Mais graduados universitários na China têm optado por trabalhar em cidades menos desenvolvidas para buscar um estilo de vida menos estressante e mais estável. É o que aponta um relatório baseado em uma pesquisa com 125 mil graduados universitários conduzido pela MyCos, empresa de análise de dados de gestão de ensino superior.

Em 2021, cerca de 27% dos graduados universitários optaram por trabalhar nas 15 cidades "novas de primeiro nível" (cidades com potencial para se tornarem cidades de primeiro nível), como Hangzhou, Suzhou, Chengdu, Ningbo e Wuhan,três pontos percentuais a mais do que em 2017.

Cerca de 18% dos graduados universitários optaram por trabalhar em cidades de primeira linha – Pequim, Xangai, Guangzhou e Shenzhen – em 2021, uma queda de quatro pontos percentuais em relação a 2017, segundo o relatório.

Zheng Zhengxin é um estudante de mestrado de 25 anos da Universidade de Comunicação da Chinam em Pequim, que começou a trabalhar em Hangzhou depois de se formar em junho. "Recebi algumas ofertas de Hangzhou e Pequim, mas finalmente escolhi Hangzhou, considerando os altos preços de aluguel e os preços extremamente altos dos imóveis em Pequim que não posso pagar", explicou.

Os preços das moradias de Hangzhou não são tão altos, as políticas da cidade são muito amigáveis ??para os graduados e oferece subsídios de emprego para os recém-formados que optaram por trabalhar lá, acrescentou. "Não quero me prender e minha família em uma casa de cidade de primeira linha, e quero gastar meu dinheiro e meu tempo em outras atividades de lazer, com meus amigos e familiares e curtindo a vida", afirmou.

Exceto pelos altos preços de aluguel e moradia, a dificuldade de obter uma residência permanente local ou Hukou em algumas cidades de primeira linha, como Pequim ou Xangai, também fez com que alguns graduados saíssem desses locais.

O Hukou indica o status conferido a cidadãos chineses e determina o acesso a benefícios e serviços sociais: onde podem receber assistência médica, a que tipo de pensão têm direito, a capacidade de receber empréstimos, quais escolas públicas os filhos podem frequentar etc. 

Depois de trabalhar em Xangai por três anos, Wang Juan, de 26 anos, da província de Anhui, leste da China, deixou Xangai para Nanjing em 2022, principalmente devido a problemas com Hukou. "Embora comprar um imóvel esteja fora do meu alcance, o que mais me incomoda é a dificuldade de conseguir um Hukou de Xangai, pois pode limitar alguns direitos meus de comprar casas, candidatar-me a algum tipo de emprego e até mesmo a educação situação do meu filho no futuro", explicou

"Ouvi muitas histórias de pessoas deixando Xangai por causa do problema Hukou. Depois de muito pensar, decidi me mudar para Nanjing, pois é fácil me estabelecer e uma escolha mais acessível para mim", observou Wang. 

O relatório aponta que cidades no nível de prefeitura e em desenvolvimento têm atraído mais graduados universitários. Cerca de 58% dos graduados universitários optaram por trabalhar nessas cidades em 2021, um aumento de quatro pontos percentuais em relação a 2017 e cinco pontos percentuais em relação a 2019.

Wu Yuhao, um doutorando de 28 anos pela Universidade de Jilin em Changchun, no nordeste da China, começou a carreira como professor universitário na cidade de Weifang, na província de Shandong, leste da China. “Não consigo administrar bem o ritmo acelerado e as altas pressões da vida nas selvas urbanas, e esse não é o modo de vida que eu queria. Gosto de estar aqui, mantendo o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, e não longe dos meus pais", disse.

Especialistas disseram que o rápido desenvolvimento das indústrias de alta tecnologia, o ambiente de negócios muito melhorado, recursos públicos de alta qualidade e políticas amigáveis ??são as razões pelas quais as cidades "novas de primeiro nível" atraem mais graduados universitários, especialmente considerando os altos preços da habitação e custo de vida nos de primeira linha.

O número de candidatos a emprego urbano em 2022 é o mais alto em anos e inclui um recorde de 10,76 milhões de graduados universitários. As autoridades chinesas prometeram melhores serviços de carreira para graduados universitários, em meio a esforços para aumentar o emprego.

China atua para o desenvolvimento científico e tecnológico em parceria com outros países

A China está pronta para trabalhar com o resto do mundo para construir um ambiente aberto, justo e não discriminatório para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. O país asiático seguirá a atuar pelo fortalecimento da proteção dos direitos de propriedade intelectual como forma de proporcionar um ambiente favorável para inovadores e empreendedores globais. 

O objetivo do governo chinês é garantir que as conquistas científicas e tecnológicas possam beneficiar melhor a China e o mundo em geral. As declarações foram feitas pelo primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, nesta sexta-feira (29), por meio de uma mensagem enviada à Conferência Global de Cooperação para Inovação em Ciência e Tecnologia do Futuro, realizada na capital chinesa, Pequim.

"Dada a profunda evolução da situação regional e internacional, bem como a desaceleração do crescimento econômico global, é mais necessário do que nunca que todos os países fortaleçam a cooperação inclusiva em ciência e tecnologia e façam inovações para lidar conjuntamente com os desafios globais."
Primeiro-Ministro da República Popular da China, Li Keqiang

O primeiro-ministro afirmou que o desenvolvimento científico e tecnológico da China se beneficiou da cooperação inclusiva, e o progresso global em ciência e tecnologia também precisa do gigante asiário, que já estabeleceu cooperação científica com mais de 160 países e regiões em todo o mundo.

No futuro, a China vai implementar uma estratégia mais inclusiva e mutuamente benéfica na cooperação científica e tecnológica internacional e adotará uma atitude mais aberta para promover a coordenação global de inovações científicas, pontuou o premiê chinês.

Li observou que a China também se integrará proativamente à rede global de inovação, promoverá conjuntamente avanços em áreas como pesquisa científica fundamental e a aplicação de conquistas científicas e promoverá intercâmbios e visitas entre pesquisadores.

O evento, com o tema "A tecnologia capacita o futuro, a inovação lidera o desenvolvimento", contou com a presença on line e offline de mais de 300 representantes nacionais e estrangeiros.

O diretor-geral assistente da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Wipo, da sigla em inglês), Marco Aleman, disse em um discurso em vídeo que a China é agora um país líder em inovação global e a organização espera realizar uma cooperação mais profunda com a China em uma escala mais ampla.

O ex-secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, também em um discurso virtual, destacou que o progresso da China em ciência e tecnologia, bem como seu crescimento econômico, fizeram grandes contribuições para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Ele expressou esperança de que a China crie um futuro melhor para o mundo por meio de seu desenvolvimento científico.