CHINA EM FOCO

China produz o maior catálogo mundial de hidrogênio neutro no espaço profundo

Descoberta de cientistas chineses é reconhecida por pesquisador australiano como marco impressionante

Créditos: CMG via Ciência China - Ilustração mostra o maior catálogo de alta qualidade de hidrogênio neutro (HI) além da nossa Galáxia.
Escrito en GLOBAL el

Usando o Radiotelescópio Esférico de Abertura de Quinhentos Metros (FAST, na sigla em inglês), ou "China Sky Eye", uma equipe de astrônomos chineses construiu o maior catálogo de alta qualidade de fontes de hidrogênio neutro (HI) além de nossa Galáxia.

CMG via Ciência China - Uma ilustração mostra o maior catálogo de alta qualidade de hidrogênio neutro (HI) além da nossa Galáxia. 

As descobertas foram publicadas recentemente na revista Science China Physics, Mechanics and Astronomy. Pesquisadores da Universidade de Guizhou, dos Observatórios Astronômicos Nacionais da Academia Chinesa de Ciências e da Universidade de Pequim contribuíram para o estudo.

Lister Staveley-Smith, professor da Universidade da Austrália Ocidental e revisor do artigo, classificou seu trabalho como "um marco impressionante".

O hidrogênio, o elemento mais abundante no universo, é um componente chave das galáxias. Nas galáxias de disco, o HI é um componente significativo do meio interestelar. Uma galáxia de disco é aquela caracterizada por um disco galáctico.

A medição da abundância e cinemática do hidrogénio através da linha de emissão de 21 centímetros poderia potencialmente abordar uma série de questões astrofísicas, tais como as possíveis propriedades da matéria escura, galáxias ténues desconhecidas, bem como a estrutura e evolução cósmica.

Projeto FASHI

Reprodução capa Ciência China 

O novo catálogo continha um total de 41.741 fontes de HI descobertas entre agosto de 2020 e junho de 2023, superando o número de fontes semelhantes em todo o mundo, tanto em quantidade como em qualidade.

O trabalho faz parte de um projeto denominado levantamento FAST All Sky HI (FASHI), projetado para cobrir todo o céu visível ao FAST. Os resultados da pesquisa atual são derivados de aproximadamente 35% do céu total, e espera-se que mais de 100 mil fontes de HI sejam registradas nos próximos cinco anos.

O FAST é o maior radiotelescópio de antena única do mundo, com uma área de recepção igual a 30 campos de futebol padrão. A FAST começou oficialmente a operar em 11 de janeiro de 2020, em uma depressão cárstica naturalmente profunda e redonda na província de Guizhou, no sudoeste da China.

O FAST é uma ferramenta ideal para levantamentos de HI, com maior resolução espectral e espacial, cobertura mais ampla e qualidade de dados mais confiável e completa.

Quando concluído, o FASHI fornecerá o maior catálogo HI extragaláctico, bem como uma visão objetiva do conteúdo HI e da estrutura em grande escala no universo local.

Com informações da Xinhua