CHINA EM FOCO

Gigantesco telescópio da China identifica mais de 800 pulsares

Observação de pulsares é uma tarefa importante para a astronomia e ajuda a compreender fenômenos como buracos negros e a encontrar respostas para muitas outras questões importantes em física

Créditos: Xinhua - Maior radiotelescópio de única antena do mundo, o Fast, da China, identificou mais de 800 novos pulsares desde o seu lançamento em 2016.
Escrito en GLOBAL el

O Five-hundred-meter Aperture Spherical Radio Telescope (Fast) da China, o maior radiotelescópio de única antena do mundo, identificou mais de 800 novos pulsares desde o seu lançamento em 2016.

O número de novos pulsares descobertos pelo Fast é mais de três vezes o número total de pulsares descobertos por telescópios estrangeiros durante o mesmo período, informou o  engenheiro-chefe do telescópio, Jiang Peng, nesta terça-feira (25)

Os pulsares, ou estrelas de nêutrons de rotação rápida, têm origem nos núcleos implosos de estrelas maciças moribundas por meio de explosões de supernova. 

“Os pulsares são objetos espetaculares em si, a massa do Sol amontoada em uma pequena bola do tamanho de uma cidade, girando em seu eixo, em alguns casos mais rápido que um liquidificador de cozinha, e varrendo feixes de ondas de rádio pelo céu”, explica a professora de astronomia da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, Anne Archibald.

A observação de pulsares é uma tarefa importante para o Fast, que pode ser usada para confirmar a existência de radiação gravitacional e buracos negros, além de ajudar a encontrar respostas para muitas outras questões importantes em física.

Nos últimos anos, o Fast obteve sucesso notável no estudo de rajadas rápidas de rádio, hidrogênio neutro e pulsares, ampliando significativamente o escopo da exploração humana do universo.

Este ano, o telescópio identificou um pulsar binário com um período orbital de 53 minutos, o período mais curto conhecido para um sistema binário de pulsares, e encontrou evidências-chave para a existência de ondas gravitacionais nanohertz, entre outras conquistas importantes.

Apelidado de "China Sky Eye" (Olho do Céu da China), o telescópio está localizado em uma depressão natural profunda e redonda na província sudoeste de Guizhou. Tem uma área de recepção equivalente a 30 campos de futebol padrão.

Com informações da CGTN