CHINA EM FOCO

Inteligência artificial: China próxima de incluir disciplina no currículo escolar

Província de Zhejiang, no leste do país asiático, é pioneira em explorar a integração da IA nas aulas de escolas primárias e secundárias; método passou a ser adotado também em Guangdong

Créditos: Xinhua - Participantes se preparam para uma competição durante o sétimo Congresso Mundial de Inteligência (WIC) em Tianjin, no norte da China, em 20 de maio de 2023.
Escrito en GLOBAL el

Uma das aulas favoritas de Cheng Ning (pseudônimo) é a aula semanal de tecnologia da informação, na qual ela tem a experiência de pintar e montar quebra-cabeças com computadores. Essas seriam suas primeiras lições sobre inteligência artificial (IA) aos nove anos de idade.

Cheng Ning, seus colegas de classe e outros alunos da província de Zhejiang, no leste da China, estão tendo mais exposição a conteúdo relacionado à IA, pois a província é uma das pioneiras em explorar a integração da IA nas aulas de escolas primárias e secundárias na China. Agora, Guangzhou, a capital da província de Guangdong, no sul da China, se tornou a última província a fazer o mesmo.

As experiências de Zhejiang e Guangzhou em integrar a IA na educação de jovens estudantes são vistas como soluções pioneiras para como o país pode desenvolver talentos atualizados em IA. Preocupações surgem devido ao grande número de empregos de nível básico que podem ser substituídos por IA no futuro, especialmente desde o surgimento do ChatGPT, que causou sensação, observam os especialistas.

Projetos piloto

De acordo com um aviso recente das autoridades educacionais da província de Guangzhou, o curso de IA será incluído no plano curricular anual do currículo obrigatório a partir de setembro deste ano. As horas totais de aula para a IA serão organizadas juntamente com atividades práticas, tecnologia da informação e cursos baseados na escola.

Antes de tornar a IA parte da educação obrigatória em todas as escolas, Guangzhou identificou três distritos - Tianhe, Liwan e Huangpu - como áreas experimentais do currículo de IA da cidade, e um total de 147 escolas primárias e secundárias como escolas experimentais para o currículo de IA.

"Eu vejo as práticas de Guangzhou e Zhejiang como parte de projetos piloto para que os cursos de IA façam parte da educação obrigatória em todo o país no futuro. Isso provavelmente acontecerá em cinco ou dez anos", avalia  Li Zonghui, vice-presidente do Instituto de Ciberdireito e Inteligência Artificial da Universidade de Aeronáutica e Astronáutica de Nanjing

Em 2017, o Conselho de Estado emitiu o "Plano de Desenvolvimento da Nova Geração de Tecnologia de Inteligência Artificial", propondo a realização de atividades de popularização da ciência de IA, implementação de projetos nacionais de educação inteligente, estabelecimento de cursos relacionados à IA em escolas primárias e secundárias e promoção gradual da educação em programação.

Nos últimos anos, muitas regiões, incluindo Wuhan, na província de Hubei, o distrito de Nanshan em Shenzhen e Xiangtan, na província de Hunan, também lançaram planos de implementação educacional para promover a IA nas escolas primárias e secundárias.

A introdução da IA na sala de aula hoje é semelhante à popularização do computador nas escolas no início dos anos 1980, disseram alguns especialistas. As crianças que foram ensinadas com computadores se tornaram o alicerce da era da internet. Da mesma forma, 20 anos depois, com a popularização da IA, eles poderão se envolver em trabalhos relacionados à IA.

O plano específico de Guangzhou para introduzir a IA na sala de aula ainda não foi divulgado, mas a experiência de Zhejiang mostrou que o conteúdo de IA em livros didáticos de estudantes do sexto ano do ensino fundamental e do ensino médio ocupa uma grande proporção, relatou o Zhejiang Daily.

Inovação acima de tudo

A introdução da IA nas aulas é amplamente vista como uma escolha inevitável para lidar com o desenvolvimento crescente da tecnologia. No entanto, a medida naturalmente irá formar mais talentos competitivos na era da IA e pessoas que não sejam facilmente substituídas pela tecnologia de ponta?

Mesmo com Cheng Ning, que começou a frequentar aulas extracurriculares de Lego e programação de robôs desde o jardim de infância, seus pais descobriram que esse tipo de curso é mais sobre imitar os outros do que sobre cultivar a inovação.

Há um dilema sobre a educação em IA, disse Xiong Bingqi, diretor do Instituto de Pesquisa em Educação do Século XXI em Pequim. Ele explicou que, se a IA não for incluída nos exames de admissão para o ensino médio ou faculdades, os estudos não receberão a devida atenção que deveriam ter, mas se a IA for incluída nos exames, a educação acabará sendo orientada pelos exames, o que desviará do objetivo inicial de formar talentos inovadores.

"A IA é uma combinação de várias outras matérias e a lógica básica por trás de uma IA poderosa é a capacidade de inovar e calcular, o que significa que não faria sentido aplicar testes em jovens estudantes", observou Li.

Tanto a experiência de Zhejiang quanto a de Guangzhou devem se concentrar em desenvolver a capacidade dos alunos de aprender coisas novas e, esperançosamente, oferecerão uma solução melhor para o desenvolvimento de talentos em IA, afirmam os especialistas.

Xiong sugeriu que a solução não envolveria apenas um curso básico de IA em escolas primárias e secundárias, mas reformar o modo de educação do ensino básico, eliminando o modo de educação que dá importância apenas à "educação do conhecimento" e explorar o modo científico de educação para "cultivar a inovação abrangente dos alunos".

Com informações do Global Times