CHINA EM FOCO

Guerra tecnológica: Pequim incentiva jovens talentos na busca por autossuficiência

Em meio às disputas com os EUA no setor tecnológico, governo da China anuncia pacote de medidas com oportunidades e financiamento para impulsionar talento de jovens

Créditos: Xinhua - Os gastos da China em pesquisa e desenvolvimento atingiram um recorde de US$426 bilhões no ano passado, um aumento de 10,4% em relação a 2021.
Escrito en GLOBAL el
  • O Conselho de Estado da China lançou uma série de medidas neste domingo (27) com o objetivo de cultivar e utilizar jovens talentos em áreas tecnológicas
     
  • As ações têm como objetivo enfrentar desafios comuns enfrentados, incluindo a falta de apoio financeiro e oportunidades no início de suas carreiras

A China se comprometeu a fornecer mais oportunidades e financiamento para jovens talentos em tecnologia como parte de um plano para melhorar a autossuficiência em ciência e tecnologia em meio à intensificação da competição com os Estados Unidos.

O Conselho de Estado lançou uma série de medidas neste domingo (27) com o objetivo de cultivar e utilizar jovens talentos em áreas tecnológicas, prometendo permitir que eles "desempenhem o papel principal" em projetos importantes.

Para tornar sua reserva de talentos tecnológicos mais jovem e vigorosa, foi determinado que pelo menos metade dos líderes e membros principais de projetos importantes devem ter menos de 40 anos, e um fundo de pesquisa básica do governo central deve ser destinado principalmente a aqueles com menos de 35 anos.

As vidas profissionais de seus jovens talentos em tecnologia "correspondem fortemente" ao plano da China de se tornar uma potência modernizada até meados do século, disse uma diretiva publicada pela agência oficial de notícias Xinhua.

Aproveitar o grupo é "de grande importância" para que a nação alcance a independência em ciência e tecnologia e fortaleça a competitividade de talentos, acrescentou.

Pequim considera o talento como central para o seu avanço tecnológico, uma vez que o plano quinquenal da China para 2021-2025 se concentra no crescimento impulsionado pela inovação e a guerra tecnológica com os Estados Unidos se intensifica.

"Os jovens talentos em tecnologia são fisicamente vigorosos, ativos em termos de pensamento e rápidos em atualizar conhecimentos", disse uma interpretação das novas políticas do Ministério de Ciência e Tecnologia, publicada no domingo.

Alguns têm uma visão ampla e global, sendo capazes de compreender as últimas tendências em tecnologia.

No entanto, eles frequentemente enfrentam desafios, incluindo a falta de apoio financeiro e oportunidades no início de suas carreiras, um sistema de avaliação que não reflete suas características, um aumento da carga em tarefas não relacionadas à pesquisa, bem como uma pressão intensa na vida, afirma o documento.

A mais recente diretriz promete eliminar barreiras relacionadas a títulos de emprego e formação educacional, além de flexibilizar as restrições de idade para candidatos a projetos-chave de pesquisa e desenvolvimento.

Também promete conceder aos jovens profissionais mais poder nos órgãos de tomada de decisão, destacando que pelo menos um terço da equipe especializada em avaliar o desempenho de projetos tecnológicos deve ter menos de 45 anos.

Serão simplificados os processos burocráticos para reembolso de despesas e reduzidos os requisitos para participação em atividades não relacionadas à pesquisa, permitindo que 80% do tempo deles a cada semana seja focado em sua pesquisa.

Além disso, prometeu "utilizar medidas apropriadas" para melhorar os rendimentos, que acredita-se serem muito mais baixos do que os de seus colegas ocidentais.

Apesar de várias políticas recentes, os profissionais de ciência na China têm reclamado há muito tempo sobre a quantidade de trabalho administrativo necessária para projetos apoiados pelo governo.

O sistema de avaliação também tem se baseado principalmente em títulos, honrarias e no número de artigos publicados, tornando difícil para o talento mais jovem.

Chamando o talento de "o primeiro recurso", o presidente Xi Jinping adotou uma estratégia para aumentar o seu reservatório de talentos em ciência e tecnologia, melhorando a educação doméstica e atraindo talentos do exterior para retornar à China.

Os gastos da China em pesquisa e desenvolvimento atingiram um recorde de 3,09 trilhões de yuans (US$426 bilhões) no ano passado, um aumento de 10,4% em relação a 2021.

Com informações do SCMP