CHINA EM FOCO

China prepara Zona de Ciência e Tecnologia para promover a inovação

Conselho de Estado do governo chinês lança plano de cooperação Shenzhen-Hong Kong para fortalecer conexões internacionais na potência asiática

Créditos: VCG - Vista panorâmica de Qianhai, em Shenzhen, província de Guangdong, na China
Escrito en GLOBAL el

O plano do Conselho de Estado da China para construir uma zona de ciência e tecnologia Shenzhen-Hong Kong irá reunir as respectivas forças das duas áreas, promover a inovação e a pesquisa, expandir oportunidades de mercado e melhorar as conexões internacionais com apoio político.

O comentário medida foi feito pelo presidente do Instituto Chinês de Reforma e Desenvolvimento, Chi Fulin, nesta quinta-feira (31).

O plano trará benefícios para Hong Kong à medida que se volta para a Parceria Econômica Abrangente Regional, liderada pela Associação das Nações do Sudeste Asiático, e expandirá seu mercado.

Chi acrescentou que é importante considerar não apenas o que a cooperação Shenzhen-Hong Kong trará, mas também examinar a transformação de Hong Kong, o aproveitamento das vantagens tecnológicas de Shenzhen e o papel estratégico que a zona desempenhará dentro da Região Administrativa Especial de Hong Kong.

Políticas para o desenvolvimento de alta qualidade

O Conselho de Estado, Gabinete da China, divulgou um plano na última terça-feira (29) para impulsionar o desenvolvimento de alta qualidade da parte continental chinesa da zona de cooperação em inovação científica e tecnológica, que será desenvolvida em conjunto com o polo tecnológico de Shenzhen, província de Guangdong, e a Região Administrativa Especial de Hong Kong.

De acordo com o plano, a seção de Shenzhen da Zona de Cooperação em Inovação Científica e Tecnológica Shenzhen-Hong Kong Hetao buscará um desenvolvimento coordenado com a seção de Hong Kong. Ambas se complementarão com suas forças respectivas, tornando a zona de cooperação um motor-chave para o desenvolvimento de alta qualidade da Área da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau.

Localizada na fronteira entre o distrito Futian de Shenzhen e Hong Kong, a zona de cooperação abrange 3,02 quilômetros quadrados em Shenzhen, em uma área conhecida como Hetao, e quase nove décimos de um quilômetro quadrado em Hong Kong. É considerada um local atrativo e adequado devido à sua localização estratégica, infraestrutura estabelecida, ambiente favorável aos negócios e ecossistema de inovação.

O plano do Conselho de Estado delineou quatro tarefas-chave para a zona:

  1. trabalhar com Hong Kong para promover a inovação científica e tecnológica internacional e construir uma plataforma científica e tecnológica de classe mundial;
  2. estabelecer bases industriais piloto para avançar a nova geração de tecnologia da informação e biomedicina;
  3. criar um mecanismo internacional de inovação científica e tecnológica para facilitar fluxos transfronteiriços de pessoal, capital e dados; e
  4. construir uma plataforma global de cooperação em ciência e tecnologia e fortalecer intercâmbios internacionais e treinamento de talentos.

O chefe do Executivo de Hong Kong, John Lee Ka-chiu, agradeceu o apoio do governo central.

Vamos nos esforçar para implementar medidas que facilitem o fluxo transfronteiriço de vários elementos de inovação. Isso permitirá que a zona de cooperação sirva como cabeça de ponte para uma cooperação intensiva em inovação e tecnologia entre os dois lugares, permitindo que Hong Kong aproveite ao máximo sua vantagem única de 'desfrutar do forte apoio da pátria e estar intimamente conectado com o mundo.

Já o secretário do Partido Comunista da China (PCCh), Zheng Hongbo, do distrito Futian de Shenzhen, disse a que a zona de cooperação é adequada para explorar e usar regulamentos internacionais avançados para servir tanto ao princípio de "um país, dois sistemas" quanto à construção da Área da Grande Baía.

Futian já estabeleceu várias bases de inovação e empreendedorismo para apoiar jovens talentos de Hong Kong e Macau a se integrarem à agenda de desenvolvimento nacional.

O diretor executivo do Instituto de Inovação Conjunta Shenzhen-Hong Kong da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong, Gao Lingyun, comentou que a divulgação do plano é extremamente inspiradora para a universidade.

Como a primeira universidade de Hong Kong a ter uma presença na área de Hetao, avançamos por meio da exploração nos últimos três anos. Agora, a divulgação do plano confirma nossos esforços passados e nos fornece um mapa de estrada mais abrangente, sistemático e focado.