CHINA EM FOCO

China aposta na ciência e na tecnologia para assegurar a segurança alimentar

País asiático, com regiões que enfrentam adversidades climáticas, investe na agrociência às vésperas da colheita de verão. Ao longo da última década tem aumentado a contribuição do progresso científico e tecnológico na agricultura da potência asiática

Créditos: SD News - Uso da ciência e tecnologia na agricultura está em expansão na China
Escrito en GLOBAL el

Apesar dos desafios das condições climáticas adversas em certas regiões da China durante o verão, os agricultores chineses estão com o ânimo elevado às vésperas do sexto festival da colheita, que será realizada no próximo sábado (22), após conquistarem uma safra abundante por meio de seu árduo trabalho com o apoio da ciência e tecnologia agrícola.

A produção de arroz precoce na China aumentou 0,8% em relação ao ano anterior, alcançando 28,34 milhões de toneladas em 2023, estabelecendo uma sólida base para uma produção de grãos estável ao longo do ano.

O presidente chinês, Xi Jinping, sempre considerou a segurança alimentar como uma prioridade máxima, e observou que a solução definitiva para proteger a segurança alimentar reside no aprimoramento da ciência e tecnologia.

De todas as coisas, a alimentação é a mais importante, e a comida é a necessidade mais básica das pessoas.

Durante recente inspeção de Xi na província de Heilongjiang, no nordeste da China, celeiro do país, ele enfatizou que deve ser dada maior importância ao desenvolvimento da ciência e tecnologia na agricultura para promover o desenvolvimento da agricultura de alta tecnologia, da agricultura verde, da agricultura de qualidade e de marca de maneira coordenada. Ele observou que é vital fortalecer a aplicação de tecnologias digitais e biológicas.

Xi instou ainda a província a priorizar o desenvolvimento da agricultura moderna e liderar a busca pela modernização em relação ao equipamento agrícola, ciência e tecnologia, operação e gestão, além de realizar a informatização e investir na sustentabilidade da utilização de recursos.

Olhar de um produtor agrícola

Um grande produtor de grãos, Xu Congxiang, do condado de Taihe, na província de Anhui, no leste da China, é um ávido aprendiz e praticante de ciência e tecnologia agrícola. Ele dedicou grandes esforços na seleção de variedades de sementes de alta qualidade, na exploração de tecnologias agrícolas e na promoção de habilidades para aumentar a produtividade.

No verão passado ele escreveu uma carta a Xi Jinping na qual detalhou sua experiência no cultivo de grãos e seus esforços em ajudar os moradores a saírem da pobreza nos últimos 10 anos.

Pouco tempo depois, o agricultou recebeu uma resposta, também por carta, do presidente chinês. No texto, Xi expressou a esperança de que os produtores de grãos em larga escala possam aproveitar as vantagens das operações em grande escala, aplicar ativamente tecnologias agrícolas modernas e servir de exemplo para os pequenos agricultores expandirem a produção de grãos e melhorarem a qualidade dos grãos para que em conjunto atuem pela segurança alimentar nacional.

Na mensagem enviada a Xi Jinping, Xu comentou sua atuação ao longo da última década.

Nos últimos anos, fiz parceria com instituições de pesquisa para cultivar variedades de culturas de alto rendimento e testar métodos avançados de plantio em nossos campos. Esses esforços nos ajudaram a alcançar altos rendimentos de grãos.

Apesar do impacto das fortes chuvas, Xu colheu uma safra abundante de trigo neste verão. Ele também antecipou uma colheita de milho e soja de aproximadamente 1.200 mu (80 hectares) no início de outubro.

Ciência tecnologia como aliada da agricultura

Dados oficiais mostraram que a taxa de contribuição do progresso científico e tecnológico na agricultura da China aumentou de 54,5% em 2012 para mais de 61% em 2021. A taxa de mecanização abrangente do cultivo e colheita de culturas também aumentou de 57,2% para 72% durante esse período.

Três anos atrás, Xi visitou o condado de Lishu, na província de Jilin, nordeste da China. Lá, ele recebeu informações sobre o desenvolvimento agrícola, a agricultura mecanizada e em larga escala. Entrando em um campo de milho, ele enfatizou a integração da agricultura e da tecnologia e destacou que os agricultores deveriam ser capazes de usar a melhor tecnologia para cultivar grãos de alta qualidade.

O responsável por uma cooperativa de agricultores em Lishu, Lu Wei, disse que o uso de maquinaria agrícola inteligente foi expandido nos últimos anos, e os agricultores alcançaram a mecanização abrangente desde o plantio até a colheita.

Nós usamos tratores equipados com o Sistema de Navegação por Satélite BeiDou durante a temporada de aração da primavera. Eles podem realizar a direção autônoma de acordo com rotas pré-definidas, o que reduz muito nossos custos de mão de obra e melhora a eficiência agrícola.

Com o crescente apoio da ciência e tecnologia, a produção anual de grãos da China ultrapassou 650 bilhões de kg por oito anos consecutivos.

No ano passado, a produção total de grãos do país foi de 686,55 bilhões de kg, e o suprimento de alimentos per capita foi de 486,1 kg, muito acima da linha de segurança alimentar internacionalmente reconhecida de 400 kg.

Com informações da Xinhua