CHINA EM FOCO

China sinaliza apoio a ingresso da Venezuela no BRICS

De modo indireto, Ministério das Relações Exteriores chinês comenta fala de Nicolás Maduro de que país sul-americano entrará "em breve" no bloco formado por países do Sul Global

Créditos: Fotomontagem - Mao Ning, porta-voz da diplomacia chinesa (MFA) e Nicolás Maduro, presidente da Venezuela (X:@NicolasMaduro)
Escrito en GLOBAL el

A China está pronta para trabalhar com todas as partes para continuar aprofundando a parceria estratégica dos BRICS. O bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul acaba de ganhar mais cinco integrantes: Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Irã e Egito.

LEIA TAMBÉM: BRICS Plus se concretiza e coloca em xeque o domínio do dólar

A declaração foi feita pela porta-voz Mao Ning, do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, o equivalente ao Ministério das Relações Exteriores, durante coletiva de imprensa regular nesta quinta-feira (22), em Pequim.

Mao respondeu ao questionamento de um jornalista do China Daily sobre declaração do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ao canal estatal de televisão Venezolana de Television de que o país sul-americano fará parte do BRICS "em breve".

Maduro fez o comentário na última terça-feira (20) e comentou que o "velho mundo colonial com guerras, intervenções, genocídios e complexo de superioridade" está sendo substituído por "um novo mundo com os BRICS."

"A tendência do surgimento de um novo mundo e a consolidação dos BRICS é irreversível, e a Venezuela em breve fará parte dos BRICS", declarou Maduro.

Cooperação entre mercado emergentes e países em desenvolvimento

Embora não feito comentário direto sobre a questão do ingresso da Venezuela no grupo, Mao disse que, como uma importante plataforma de cooperação entre mercados emergentes e países em desenvolvimento, os BRICS estão comprometidos em defender o multilateralismo, participar ativamente da governança econômica global e promover o desenvolvimento da ordem internacional em uma direção mais justa e racional.

"Diante dos numerosos riscos e desafios no mundo hoje, a vontade comum dos países em desenvolvimento de buscar solidariedade e progresso, opor-se à interferência externa e alcançar unidade e autoconfiança está aumentando dia após dia. Por essa razão que os BRICS ganharam amplo reconhecimento entre mercados emergentes e países em desenvolvimento, e se tornaram uma força positiva e estável para o bem nos assuntos internacionais", ressaltou.

A cooperação dos BRICS defende a abertura, inclusividade e cooperação ganha-ganha para alcançar o desenvolvimento comum e a prosperidade universal, enfatizou a porta-voz.

"A China está pronta para trabalhar com todas as partes para continuar aprofundando a parceria estratégica dos BRICS, expandir ativamente a cooperação prática em várias áreas, ajudar a tornar o quadro de governança global mais equilibrado e eficaz, e fazer mais contribuições dos BRICS para a paz mundial e o desenvolvimento", finalizou Mao.