Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
20 de janeiro de 2020, 11h09

Dois mil bilionários têm mais dinheiro do que 4,6 bilhões de pessoas

Relatório aponta que bastaria um imposto extra de 0,5% sobre as grandes riquezas para criar 117 milhões de novos empregos

A comunidade de Paraisópolis na região do Morumbi, em São Paulo (Arquivo)

Um estudo da rede de organizações não-governamentais Oxfam, divulgado neste domingo (19), revelou que o número de bilionários duplicou nos últimos dez anos, fazendo com que essa pequena parcela da população concentre mais recursos que 60% das pessoas. O documento, que está sendo publicado às vésperas da reunião do Fórum Econômico Mundial, em Davos, escancara o aumento acelerado da desigualdade e da concentração de renda nos últimos anos.

A pesquisa diz ainda que 2,1 mil bilionários têm em 2020 uma riqueza acumulada superior aos 4,6 bilhões de pessoas mais pobres do mundo. Portanto, se os bilionários pagassem apenas 0,5% de imposto extra sobre a sua riqueza durante uma década, isso permitiria investimentos para criar 117 milhões de novos empregos em áreas sociais.

Em outro trecho, o relatório também ataca a política neoliberal de alguns governos, como o do Brasil. “A maioria dos líderes mundiais ainda está perseguindo agendas políticas que conduzem a uma maior distância entre os que têm e os que não têm”, disse.

“Líderes como o Presidente Trump nos EUA e o presidente Bolsonaro no Brasil são exemplos dessa tendência. Eles estão oferecendo políticas como redução de impostos para bilionários, obstruindo medidas para enfrentar a emergência climática, ou o racismo de turbo-carregamento,o sexismo e o ódio às minorias”, declarou.

Desigualdade sexista

A Oxfam também destaca que mulheres pobres são diretamente afetadas por esse sistema que fomenta a desigualdade. “Juntas, elas acumulam 12,5 bilhões de horas de trabalho não remunerado todos os dias”, diz o relatório, que acrescenta que “os 22 homens mais ricos do mundo têm mais riqueza do que todas as mulheres da África”.

Além disso, cerca de 42% das mulheres executam mais de 75% do trabalho não remunerado do mundo, como cuidar de casas, crianças e idosos.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum