Estados Unidos anunciam sanções contra China por violação de direitos humanos de minorias

O país asiático afirmou que vai responder "de forma recíproca" às novas sanções contra autoridades chinesas

Chen Quanguo (Reprodução)
Escrito en GLOBAL el

Os Estados Unidos impuseram sanções a três autoridades do partido comunista chinês por supostos abusos dos direitos humanos contra uigures, minoria étnica e religiosa da parte ocidental do país. A China anunciou nesta sexta-feira (10) que vai responder às sanções.

O secretário de Estado do país norte-americano, Mike Pompeo, afirmou em comunicado que os EUA "não ficarão à toa enquanto o Partido Comunista Chinês pratica violações dos direitos humanos contra uigures, cazaques étnicos e membros de outros grupos minoritários em Xinjiang, como realização de trabalho forçado, detenção e controle forçado da população, e tenta apagar sua cultura e fé muçulmana".

O país decidiu impedir três autoridades chinesas de entrar nos EUA como forma de sanção. Trata-se da mais recente série de ações que o governo Trump tomou contra a China.

Em resposta, a China afirmou que adotará "medidas recíprocas" contra os Estados Unidos. O governo chinês disse que as novas sanções são "profundamente prejudiciais" para as relações mútuas, já tensionadas por conta da pandemia do coronavírus.

Com informações do The Guardian.