O que o brasileiro pensa?
29 de junho de 2020, 17h58

EUA: Casal de advogados usa rifle e revólver para ameaçar para manifestantes antirracistas em bairro de luxo

Marcha foi atacada quando seguia em direção à prefeitura de Saint Louis, para pedir a demissão da prefeita Lyda Krewson, que divulgou nomes e endereços dos ativistas que defendem projeto de reforma policial

Os advogados estadunidenses Mark e Patricia McCloskey (foto: Saint Louis Public Radio)

O caso aconteceu na tarde deste domingo (28), na cidade de Saint Louis, estado de Missouri, no interior dos Estados Unidos. Um grupo de centenas de manifestantes realizava uma marcha antirracista quando foi ameaçado por um casal de advogados, ele com um rifle, ela com uma pistola.

O ataque foi realizado pelos advogados Mark e Patricia McCloskey, que vivem uma pequena mansão em Forest Park, um bairro luxuoso da cidade. A marcha passava ao lado da propriedade porque ela ficava no caminho até a prefeitura, onde se realizaria o ato final do protesto.

Os advogados justificaram a postura, horas depois, afirmando que os manifestantes teriam invadido o jardim da casa, embora as imagens mostram não mostram tal situação. Também alegaram que havia manifestantes armados (o que tampouco é visto nos vídeos), e que não chegaram a disparar, só “tentavam se proteger”.

Os pouco mais de 300 manifestantes (segundo informação do canal local KSDK) se mobilizaram em favor do projeto de reforma do Departamento da Polícia local, em sintonia com iniciativas em várias outras cidades do país que promovem mudanças similares desde o caso ocorrido em Minneapolis no dia 25 de maio, quando um policial assassinou o afro-americano George Floyd, com a cumplicidade de três colegas.

A manifestação também tinha programado um ato de repúdio contra a prefeita de Saint Louis, Lyda Krewson (Partido Democrata), que se opõe à reforma policial e tentou enfraquecer os movimentos sociais nesta semana com a divulgação de nomes e endereços de ativistas que defendem o projeto.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum