Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
19 de junho de 2018, 19h28

EUA confirmam retirada do Conselho de Direitos Humanos da ONU

“Nenhum outro país teve coragem de se juntar à nossa luta para reformar o órgão hipócrita”, afirmou a embaixadora norte-americana na Organização das Nações Unidas, Nikki Haley

A embaixadora norte-americana na Organização das Nações Unidas, Nikki Haley, comandou a saída dos EUA do conselho – Foto: Wikimedia Commons

A política externa norte-americana, comandada por Donald Trump, concretizou mais uma promessa: após se retirar acordo climático de Paris, em 2017, e do acordo nuclear com o Irã, em maio deste ano, agora Trump ratificou a saída dos Estados Unidos do Conselho de Direitos Humanos da ONU, segundo informações da Reuters. “Nenhum outro país teve coragem de se juntar à nossa luta para reformar o órgão hipócrita”, afirmou a embaixadora norte-americana na Organização das Nações Unidas, Nikki Haley.

Os EUA estavam na metade de um mandato de três anos no principal organismo de direitos humanos da entidade e já vinham ameaçando se desligar, caso não houvesse mudanças, acusando o conselho de 47 membros, com sede em Genebra, de ser anti-Israel.

Na semana passada a Reuters noticiou que ativistas e diplomatas afirmaram que as conversas com os norte-americanos sobre uma reforma do órgão não atenderam às exigências de Washington, dando a entender que o governo Trump abandonaria o fórum.

Os EUA estão enfrentando fortes críticas por deterem crianças separadas de seus pais imigrantes na fronteira EUA-México. Na segunda-feira Zeid Ra’ad al-Hussein, o alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, solicitou que Washington suspendesse sua política “impiedosa”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum