Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
12 de novembro de 2019, 06h54

Evo Morales viaja ao México onde vai receber asilo político como refugiado por questões humanitárias

Segundo informações obtidas pelo diretor da Fórum, Renato Rovai, junto a dirigentes do Movimiento al Socialismo (MAS), na noite anterior, a Forca Especial de Luta contra o Narcotráfico, que é treinada por agentes do Drug Enforcement Administration (DEA) dos Estados Unidos, estaria armando emboscada para assassinar Evo

Evo Morales desembarca no México após viajar em avião das Forças Armadas (Reprodução)

Atualizada às 11h37 do dia 12/11 após a agência de notícias se equivocar sobre a chegada de Evo ao México, que está prevista para o fim da manhã desta terça-feira (12)

Após renunciar ao mandato para evitar um banho de sangue na Bolívia e ser caçado por opositores, Evo Morales desembarca na manhã desta terça-feira (12) no México, após viajar a bordo de um avião da Força Aérea mexicana.

De acordo com o governo mexicano, Morales poderá fazer a solicitação à Coordenadoria-Geral da Comissão Mexicana de Ajuda aos Refugiados (Comar), que emitirá uma resolução em até 45 dias.

A Secretaria do Interior ressaltou que a Secretaria das Relações Exteriores para já determinou a concessão do asilo político a Evo Morales. “A política de refúgio do governo do México é invariável e apegada aos princípios constitucionais e por razões humanitárias”, informou, em nota.

Segundo informações obtidas pelo diretor da Fórum, Renato Rovai, junto a dirigentes do Movimiento al Socialismo (MAS), a decisão de Evo deixar a Bolívia não foi pessoal.

Na noite anterior, a Forca Especial de Luta contra o Narcotráfico, que é treinada por agentes do Drug Enforcement Administration (DEA) dos Estados Unidos, estaria armando uma emboscada para assassinar Evo.

A bordo
Pelo Twitter, Marcelo Ebrard, ministro de Relações Exteriores do México informou sobre o momento do embarque de Morales na aeronave mexicana. Evo aparece com uma bandeira do México.

“O avião da Força Aérea Mexicana já decolou com Evo Morales a bordo. De acordo com as convenções internacionais atuais, está sob a proteção do México. Sua vida e integridade são seguras”, tuitou Ebrard.

Também pelo Twitter, Evo Morales se despediu do povo boliviano, dizendo que voltará com mais “força e energia”.

“Irmãs e irmãos, deixo para o México, gratos pelo destacamento do governo daquela cidade irmã que nos deu asilo para cuidar de nossas vidas. Dói sair do país por razões políticas, mas sempre estarei pendente. Em breve voltarei com mais força e energia”.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum