França suspende todos os voos para o Brasil "até novas ordens"

Com agravamento da pandemia no Brasil e variante amazônica da Covid-19, Jean Castex, primeiro-ministro francês anunciou o fechamento da fronteira aérea em sessão no parlamento

Jean Castex, primeiro-ministro da França (Foto: Rádio França Internacional)
Escrito en GLOBAL el

O primeiro-ministro da França, Jean Castex, anunciou ao parlamento nesta terça-feira (13) que todos os voos entre os país europeu e o Brasil estão suspensos "até novas ordens" em razão do agravamento da pandemia e da variante amazônica do coronavírus

“Constatamos que a situação está se agravando e por isso decidimos suspender até novo aviso todos os voos entre Brasil e França”, explicou Castex durante sessão de perguntas na Assembleia Nacional.

O governo francês vinha sofrendo pressão de políticos da oposição para o fechamento da fronteira aérea com o Brasil, além de recomendarem a adoção de um isolamento obrigatório e vigiado de pelo menos 10 dias a todos os viajantes que chegam do Brasil.

Até o momento, a variante brasileira P1 representa apenas 0,5% dos casos diagnosticados no território francês, onde a cepa britânica é predominante. Mas devido à falta de controle da epidemia no Brasil, as mutações tendem a se multiplicar e se tornar.

Fronteira aérea
Segundo a agência alemã Deutsche Welle, diversas companhias aéreas cortaram voos internacionais para o Brasil devido à pandemia de coronavírus e às restrições de viagens impostas por diversos países.

As rotas internacionais ainda em atividade estão sendo usadas por brasileiros que estão no exterior para voltar ao Brasil. O Itamaraty informou em nota que está buscando todas as opções para repatriar os nacionais residentes no Brasil que encontraram problemas com seus voos de retorno ao país.

Leia reportagem da Deutsche Welle sobre todas os países que estão com fronteiras aéreas restritas com o Brasil.