Fórum Educação
08 de janeiro de 2020, 12h46

Fumaça dos incêndios na Austrália cruza o Pacífico e chega até América do Sul

Coluna de fumaça cruzou todo o Oceano Pacífico e já alcançou a região central do Chile e da Argentina, e se dirige ao Uruguai e sul do Brasil.

Foto: Reprodução Twitter

O Departamento de Meteorologia do Chile afirmou nesta terça-feira (7) que a coluna de fumaça que se observou na região central do país desde o dia anterior é proveniente dos incêndios florestais registrados na Austrália.

Antes de ser divulgada, a informação foi checada em imagens de satélite enviadas pela NASA (Agência Espacial dos Estados Unidos) e outras agências científicas. As fotos confirmam o trajeto que as nuvens fizeram, passando pela Nova Zelândia e a Ilha de Páscoa, cruzando o Oceano Pacífico, até chegar ao território chileno.

Segundo as autoridades chilenas, a nuvem provocou céus nublados e queda de temperatura em Santiago e algumas cidades do litoral central do país, e também afetou os vôos nessa região – alguns deles tiveram rotas desviadas e saídas adiadas ou até canceladas. Também afirmam que parte dessa nuvem conseguiu cruzar a cordilheira e chegar até a cidade de Mendoza, no centro-oeste da Argentina e avança em direção ao território do Uruguai e do sul do Brasil.

Os incêndios na Austrália já causaram a morte de mais de 24 pessoas e centenas de milhões de animais, aumentando ainda mais o risco de algumas espécies que já se encontravam sob ameaça de extinção – estima-se que algumas espécies de marsupiais podem já ter sido extintas, mas ainda não há um estudo mais detalhado sobre os danos causados.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum