Fórumcast, o podcast da Fórum
26 de julho de 2018, 16h30

Governo do Reino Unido libera o uso medicinal da maconha

“Os medicamentos à base de cannabis estarão disponíveis mediante receita médica. Isso ajudará os pacientes com uma necessidade clínica excepcional”, diz Sajid Javid, secretário de estado

Foto: Wikimedia Commons

Medicamentos à base de maconha estão liberados no Reino Unido, a partir desta quinta-feira (26).  Os remédios derivados da cannabis medicinal passam a ser comercializados no país até o final de 2018. A decisão foi divulgada por Sajid Javid, secretário de estado, e considerada um grande triunfo dos ativistas, segundo matéria de O Globo.

“Seguindo o conselho de dois consultores independentes, tomei a decisão. Os medicamentos à base de cannabis estarão disponíveis mediante receita médica. Isso ajudará os pacientes com uma necessidade clínica excepcional”, anunciou Javid.

O caso de um menino epiléptico de 12 anos, que teve seus medicamentos à base de maconha apreendidos pelo Ministério do Interior, provocou revolta. Depois da repercussão da história, o governo emitiu uma licença especial temporária, permitindo que a criança pudesse usar os remédios. O ministério também anunciou a revisão da situação da cannabis medicinal no país.

O Reino Unido considerava que a substância não continha valor terapêutico, antes da revisão feita pelo Ministério do Interior. Agora, o governo anunciou que a cannabis tem benefícios medicinais em certas circunstâncias.

No entanto, possuir maconha sem prescrição médica ainda é ilegal no país. Pessoas pegas usando cannabis para utilização recreativa podem pegar penas que vão de multa de valor ilimitado até cinco anos de prisão, que podem chegar até a 14 para quem revende a droga.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum