Jovem é expulso do metrô de NY ao pedir que policiais usem máscaras; veja vídeo

Agente disse que Andrew Gilbert, de 27 anos, estava perturbando e o empurrou em direção à saída de emergência; item de proteção é obrigatório no local

Foto: Reprodução/Instagram
Escrito en GLOBAL el

Um jovem foi expulso do metrô de Nova York por pedir que dois policiais colocassem máscaras contra a Covid-19, item que é obrigatório no local. Andrew Gilbert, de 27 anos, contou que estava indo para o trabalho e passou pela estação por volta das 8h45 da manhã, quando viu os dois policiais, um homem e uma mulher, sem a proteção.

Ele os abordou e pediu que colocassem máscaras. Primeiramente, foi ignorado e, ao insistir, o policial disse que não estava entendendo o que ele estava falando.

Como Andrew não ia embora, o policial afirmou que ele estava perturbando e, de maneira bruta, o empurrou a uma saída de emergência, enquanto sua colega o acompanhava.

O jovem pediu o número dos distintivos dos policiais para que pudesse fazer uma reclamação formal, mas continuou recebendo apenas advertências verbais por trás da grade.

A polícia de Nova York informou que abriu uma investigação interna para analisar o caso.

Vacina será obrigatória para policiais

O prefeito Bill de Blasio anunciou nesta quarta-feira (20) que policiais, bombeiros e demais trabalhadores municipais serão obrigados a tomar a vacina contra a Covid-19 a partir de 1º de novembro.

Segundo o mandatário municipal, eles terão que apresentar um certificado de imunização para seguir trabalhando. A obrigação já existe para professores e profissionais de saúde.

A decisão, no entanto, não agradou uma parte dos agentes de segurança. O principal sindicato da polícia nova-iorquina, Police Benevolent Association, já anunciou que vai recorrer da determinação municipal na Justiça.

"Agora que a cidade decidiu unilateralmente pela imposição desta ordem, procederemos com uma ação judicial para proteger os direitos de nossos membros", disse o presidente do sindicato, Patrick J. Lynch, em uma publicação no Twitter.

Segundo o site Officer Down, 228 policiais morreram nos Estados Unidos por Covid-19 em 2021, o que a transforma na principal causa de morte em serviço, já que, no total, foram 356 mortes registradas em serviço até agora.

Nova York exige o certificado de vacinação para muitas atividades em locais fechados, como restaurantes, cinemas, teatros e academias.