Luis Arce, presidente eleito da Bolívia, sai ileso de atentado com dinamite

Porta-voz do MAS disse que não houve feridos. Presidente estava em uma reunião em escritório do partido quando houve a explosão

O presidente eleito na Bolívia, Luis Arce, saiu ileso do atentado com dinamite contra um escritório de seu partido, o Movimiento al Socialismo (MAS), na noite desta quinta-feira (5). Segundo a Folha de S.Paulo, um porta-voz do partido disse que o ataque não deixou feridos.

O presidente eleito estava reunido com correligionários no escritório em La Paz discutindo sobre as primeiras medidas do governo, que tem sua posse marcada para o próximo domingo (8). Um grupo de manifestantes deixou os explosivos no local enquanto acontecia a reunião.

A polícia está investigando o incidente. De acordo com o porta-voz do MAS, Sebastián Michel, Arce ainda não conta com escolta das forças de segurança. “Estamos muito preocupados com o que está acontecendo… Sentimos que estamos à mercê de nós mesmos, totalmente desprotegidos e ninguém nos dá a garantia necessária para a segurança de nossa autoridade”, disse em entrevista à imprensa local.

O ex-presidente boliviano, Evo Morales, condenou o ataque nas redes sociais. “Condenamos o atentado contra nossa sede de campaña em La Paz. Pequenos grupos tentam gerar um clima de confusão e violência, mas não terão sucesso. Nós não cairemos em nenhuma provocação. Nossa revolução é pacífica e democrática”, disse.

Às vésperas da posse de Arce, grupos de extrema-direita ligados ao opositor Luis Fernando Camacho estão realizando protestos e greves em Santa Cruz de la Sierra contra o presidente eleito. Grupo pede auditoria das eleições gerais de 18 de outubro, mesmo que as autoridades eleitorais e os observadores internacionais tenham considerado o pleito como justo.

Manifestantes bloquearam ruas com paus, pneus, fios e entulho. Apesar da intensificação recente dos atos, Santa Cruz é palco de protestos desde a semana passada contra Arce. Organizações de Santa Cruz ameaçaram estender os protestos a La Paz, mas a Central Obrera Boliviana (COB), aliada de Evo Morales e Arce, disse que a tranquilidade e segurança na troca de governo no domingo será garantida.

Avatar de Luisa Fragão

Luisa Fragão

Jornalista.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR