Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
08 de outubro de 2017, 12h10

Mais de 1 milhão nas ruas de Barcelona contra a independência da Catalunha

O discurso final do evento foi realizado pelo peruano Mario Vargas Llosa, Nobel de Literatura, que viveu alguns anos em Barcelona

 

As ruas de Barcelona foram ocupadas por milhares de catalães, mas também por pessoas de outras partes da Espanha neste domingo (8). Segundo a polícia local teriam participado dos atos 500 mil pessoas. Para os organizadores, mais de 1 milhão.

É a primeira resposta ao referendo realizado na semana passada e que teria aprovado a independência da região numa votação conturbada, com muitos presos e feridos.

O discurso final do evento foi realizado pelo peruano Mario Vargas Llosa, Nobel de Literatura, que viveu alguns anos em Barcelona.

“A paixão pode ser destrutiva e feroz quando motivada pelo fanatismo e o racismo. A pior de todas, a que mais tem causado estragos na História, é a paixão nacionalista”, declarou Llosa, no palco instalado em frente à Estación de Francia.

A separação da Catalunha levou a Espanha a maior crise política das últimas décadas. O chefe de governo do país, Mariano Rajoy, diz que ira até as últimas consequências contra a separação.

O líder catalão Carles Puigdemont pede uma “mediação internacional”, mas Mariano Rajoy se nega a dialogar.

“O que eu quero é que a ameaça de declaração de independência seja retirada o mais rápido possível”, porque “nada pode ser construído se a ameaça à unidade nacional não desaparecer”, disse Rajoy neste domingo ao jornal El Pais.

A manifestação de hoje em Barcelona teve o apoio do Partido Popular de Mariano Rajoy, do Partido Socialista e do Ciudadanos, que tem sido a principal força de oposição ao movimento de independência na região.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum