Milhares de britânicos se organizam para atirar ovos na inauguração de estátua de Margaret Thatcher

Eventos nas redes sociais descrevem o ato “concurso de lançamento de ovos” contra o monumento de cerca de 6 metros, que será inaugurado em fevereiro de 2021

Mais de 2 mil pessoas já marcaram presença em um evento marcado para o dia 28 de fevereiro de 2021 e que tem a ver com uma segunda “homenagem paralela” à ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher.

Nesse dia, a cidade de Grantham pretende inaugurar uma estátua de 6 metros de altura da chamada “Dama de Ferro”, política símbolo do neoliberalismo no Reino Unido e na Europa, que nasceu nessa localidade do Nordeste da Inglaterra.

Porém, diversas organizações sociais e sindicais lançaram um evento na mesma data e na mesma cidade: o Concurso de Lançamento de Ovos, que terá a nova estátua como alvo.

“Homens, mulheres e pessoas não binárias, estamos organizando um Concurso de Lançamento de Ovos, que realizaremos no dia 28 de fevereiro. Caso você se pergunte onde estamos fazendo isso. Bem, será na maravilhosa cidade de Grantham, e atualmente temos um alvo especial, uma bela estátua da Dama de Ferro”, diz a descrição do evento nas redes sociais.

Os organizadores do evento destacam que a iniciativa será realizada com respeito ao meio ambiente. “Este é um evento familiar e amigável. Portanto, aos que pretendem comparecer pedimos que sejam respeitosos e ajudem a recolher o lixo depois”, acrescenta o texto.

A estátua de Thatcher custou cerca de 300 mil libras (pouco mais de 2 milhões de reais), uma quantia que chama a atenção, ainda mais quando se trata de dinheiro público, que foi gasto em meio a uma pandemia, quando havia outras necessidades bem claras, e para homenagear uma mulher que se destacou pela defesa radical do enxugamento do gasto público.

Margaret Thatcher, faleceu em 2013, aos 87 anos. A prefeitura de Grantham anunciou que está planejando um operativo especial para evitar que o monumento seja vandalizado.

Avatar de Victor Farinelli

Victor Farinelli

Jornalista formado pela Universidade Católica de Santos, há 15 anos é correspondente na Argentina (2004 e 2005) e no Chile (desde 2006).

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR