Nadador campeão olímpico americano é identificado na invasão do Capitólio

Klete Keller, ganhador de cinco medalhas olímpicas, sendo duas de ouro, uma de prata e duas de bronze, entre 2000 e 2008, será investigado pelo FBI por participar da invasão

O campeão olímpico de natação, Klete Keller, ganhador de cinco medalhas olímpicas, sendo duas de ouro, uma de prata e duas de bronze, entre 2000 e 2008, será investigado pelo FBI por suposta participação na invasão ao Capitólio na última semana.

De acordo com reportagem de Kevin Dotson, da CNN, documentos arquivados no Tribunal Distrital dos EUA, em Washington, afirmam que Keller é acusado de “entrar ou permanecer intencionalmente em prédio ou terreno restrito sem autoridade legal, entrada violenta e conduta desordenada” no Capitólio e “obstrução da aplicação da lei envolvida em deveres oficiais em desordem civil”.

As investigações indicam que Keller foi identificado na invasão por meio de comunicação com a SwimSwam, que cobre natação competitiva.

O agente especial do FBI Matthew R. Barofsky afirma ter confirmado a identidade de Keller comparando as fotos da invasão ao Capitólio com a carteira de motorista do nadador no estado do Colorado.

Além disso, fotos tiradas dentro do Capitólio, no dia da invasão, mostram que o ex-nadador estaria vestindo uma jaqueta da Equipe Olímpica dos Estados Unidos e “parece ser um dos indivíduos mais altos” no local. Keller tem 1,98m.

O USA Swimming (órgão governamental nacional para a natação competitiva) disse à reportagem da CNN: “respeitamos os direitos de indivíduos e grupos privados de protestar pacificamente, mas de forma alguma toleramos as ações tomadas por aqueles no Capitólio na semana passada”.

O Comitê Olímpico e Paraolímpico dos Estados Unidos também condenou as ações dos manifestantes: “Apoiamos o direito de protestar pacificamente e expressar valores e pontos de vista de maneira respeitosa e lícita – é isso que torna nossa democracia forte. Infelizmente, não foi o que aconteceu neste caso”.

Com informações da CNN

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR