Fórum Educação
10 de fevereiro de 2020, 22h13

“Novo ebola” já matou 15 pessoas na Nigéria desde 29 de janeiro

Além das vítimas fatais, o novo vírus também deixou 104 contagiados em estado grave. Doença é comparada com o ebola porque também pode acabar com a vida de uma pessoa em apenas 48 horas.

Nesta segunda-feira (10), o governo da Nigéria decretou emergência sanitário devido ao um “surto epidêmico estranho” que já causou 15 mortes no país.

Os primeiros casos da doença surgiram no dia 29 de janeiro, na localidade de Oye-Obi, no estado de Bunue, no sul do país. Desde então, já foram registrados 123 casos, com 104 pessoas internadas em estado grave, além dos 15 falecimentos.

De acordo com os médicos nigerianos, o novo vírus provoca dores de cabeça, falta de ar, diarreia, fortes vômitos, fadiga, e os casos fatais também apresentaram hemorragia interna. Algumas das vítimas chegaram a falecer apenas 48 horas depois de apresentar os primeiros sintomas.

Apesar de se tratar de um novo vírus, a imprensa local tem chamado a doença de “novo ebola, devido ao parecido dos sintomas com a epidemia que assolou os países da África Ocidental entre 2013 e 2016, causando mais de 11 mil mortes – naquele então, a Nigéria teve 20 casos, e 8 mortes.

Também nesta segunda, o Senado da Nigéria votou, em caráter de urgência, uma lei especial para dar mais poderes ao Centro de Controle de Doenças para atuar nos cuidados a respeito do surto. Os 104 infectados em estado grave serão colocados em quarentena.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum