Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
29 de março de 2019, 17h40

Parlamento britânico rejeita pela 3ª vez acordo para o Brexit; oposição pede eleições gerais

Com o resultado, o prazo para os britânicos deixarem a bloco passa a ser 12 de abril, ao invés de 22 de maio, de acordo com o combinado com a União Europeia

Foto: Reprodução/Flickr

Por Opera Mundi 

O acordo de saída do Reino Unido da União Europeia, apresentado pelo governo de Theresa May, foi rejeitado nesta sexta-feira (29/03) com 344 votos contra e 286 a favor, uma diferença de 58 votos.

O líder do partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, de oposição, exigiu a renúncia de May e a convocação de eleições gerais, no que foi seguido pelo Partido Nacional Escocês (SNP).

May, por sua vez, havia prometido sair do cargo se o acordo passasse – mas, após o resultado ser divulgado, disse que, na próxima segunda (01/04), o Parlamento precisará votar algum outro tipo de acordo, sob pena de sair sem acordo.

“As implicações da decisão do Parlamento são graves. O marco legal é que o Reino Unido terá que deixar a União Europeia em 12 de abril, em apenas 14 dias a partir de hoje. Não é tempo suficiente para concordar, legislar e ratificar um acordo, e, mesmo assim, o Parlamento disse de maneira clara que não irá permitir a saída sem um acordo. Senhor presidente [da Câmara], temo que estejamos chegando aos limites deste processo aqui”, afirmou a premiê.

Com o resultado, o prazo para os britânicos deixarem a bloco passa a ser 12 de abril, ao invés de 22 de maio, de acordo com o combinado com a União Europeia – a data-limite só seria estendida em caso de aprovação de acordo. O Reino Unido pode, no entanto, tentar uma outra extensão.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, chamou uma reunião do órgão para o próximo dia 10 de abril.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum