Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
20 de janeiro de 2020, 10h54

Partido de Evo define chapa presidencial e deixa de fora o favorito nas pesquisas eleitorais

O favorito em todas as pesquisas é o jovem líder cocalero Andrónico Rodríguez, que ficou de fora da chapa

Luis Arge, Diego Pary, Evo Morales e David Choquehuanca, em reunião em Buenos Aires (foto: Twitter)

O partido MAS (Movimento Ao Socialismo), de Evo Morales, definiu neste domingo (19) sua fórmula presidencial para concorrer nas eleições que acontecerão em maio deste ano.

Quem lidera a chapa é o economista Luis Arce, que foi ministro de Finanças do governo de Morales entre 2006 e 2017 (e que tinha voltado ao cargo em 2019). Seu vice-presidente será o diplomata David Choquehuanca, chanceler do governo anterior também entre 2006 e 2017.

O anúncio de domingo, sobre a conformação final da chapa evista, trouxe duas alterações a respeito da que foi anunciado na quinta-feira (16), durante visita de uma delegação do MAS a Buenos Aires (foto), para conversar com o próprio Evo Morales, que se encontra em asilo político na capital argentina.

Naquele momento foi divulgado que a chapa teria Choquehuancha como candidato à presidência, e o vice seria o jovem líder sindical cocalero Andrónico Rodríguez, de 30 anos e trajetória parecida a de presidente deposto em novembro.

As pesquisas de opinião realizadas nas últimas semanas apontavam Rodríguez como candidato do MAS, e seu nome liderava todas elas, com mais de 20% das intenções de voto. Por isso, chama atenção que a conformação final da chapa socialista não tenha seu nome nem como presidente nem como vice.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum