Fórumcast, o podcast da Fórum
06 de outubro de 2019, 21h28

Partido Socialista vence em Portugal, mas terá de formar coalizão para governar

Com quase 100% das urnas apuradas, o PS deve contar com 103 a 115 assentos no Parlamento, número muito próximo da maioria de 116 representantes. No entanto, ainda vai precisar do apoio da "Geringonça" para governar

Foto: Reprodução/Redes sociais

O Partido Socialista (PS), do primeiro-ministro António Costa, conseguiu uma vitória expressiva nas eleições realizadas neste domingo (6) em Portugal, aumentando a sua presença no Parlamento para um número próximo da maioria absoluta. No entanto, para formar uma coligação de governo, o PS deverá formar o que chamam de “Geringonça” e estabelecer união com outras siglas de esquerda, assim como foi feito nos últimos quatro anos.

Com quase 100% das urnas apuradas, o PS consta com 36,65% dos votos, o que deve aumentar de 86 deputados para entre 103 e 115 assentos, número muito próximo da maioria de 116 representantes, no Parlamento de 230 deputados. Com isto, o partido pode necessitar ainda dos votos tanto do Bloco de Esquerda (BE) quanto do Partido Comunista (PC) para alcançar uma maioria.

O partido de António Costa ficou conhecido por ter colocado as contas deficitárias do país em ordem depois de um período de austeridade, quando Portugal precisou receber um empréstimo internacional.

Em segundo lugar, ficou o PPD/PSD (Partido Social Democrata) com 27,90% dos votos. Em terceiro, está o B.E., com 9,67%. Em quarto, PCP-PEV, com 6,46%. 

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum