terça-feira, 20 out 2020
Publicidade

Pesquisa de Harvard indica grande vantagem de Biden sobre Trump entre jovens: 60% x 27%

A medição é realizada pelo Instituto de Políticas de Harvard em todos os anos eleitorais, e também indica que 63% dos jovens disseram que “certamente” irão vota, o que poderia levar a uma participação recorde

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Política da Universidade de Harvard, divulgada na segunda-feira (21) mostrou o candidato presidencial Joe Biden, do Partido Democrata, com uma vantagem de mais de 30 pontos sobre o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, entre o eleitorado jovem, de 18 a 29 anos.

Os números mostram que 60% dos entrevistados preferem o candidato democrata, enquanto o republicano tem menos da metade desse percentual: apenas 27%.

Outra informação medida pela pesquisa foi a da participação eleitoral entre os jovens. Perguntadas sobre se pretendem votar nas eleições deste ano, 63% das pessoas disse que “certamente” o farão – na pesquisa de 2016, apenas 47% deram esta mesma certeza.

No entanto, há uma má notícia para Biden nesse aspecto: apenas 30% dos eleitores jovens que preferem o democrata dizem que “certamente” votarão nestas eleições.

Apesar de ter menos voto jovem, Trump tem um público mais fiel: 44% dos entrevistados que preferem a sua candidatura deram certeza de sua participação nas eleições.

Vale lembrar que o voto nos Estados Unidos não é obrigatório, e já pode ser realizado em alguns estados onde a modalidade de voto pelo correio já foi autorizada. Aqueles que desejem votar de forma presencial devem fazê-lo apenas no dia 3 de novembro.

Victor Farinelli
Victor Farinelli
Jornalista formado pela Universidade Católica de Santos, há 15 anos é correspondente na Argentina (2004 e 2005) e no Chile (desde 2006).