Quatro mortos em Washington. Veja vídeo do momento em que ativista é baleada

Mulher morta era ligada ao QAnon. Um homem está em estado grave após despencar de uma torre do Capitólio. Quatorze policiais ficaram feridos

O balanço final da invasão de militantes de extrema-direita ao Capitólio, em Washington (EUA), sede do Congresso Nacional, nesta quarta-feira (6), foi de quatro mortos e 14 policiais feridos.

Entre as vítimas está a veterana de guerra Ashli Babbit, que serviu por 14 anos na Força Aérea. De acordo com seu marido, ela era “muito patriota e grande apoiadora de Trump”. Babbit, que foi baleada pela guarnição que faz a segurança do Capitólio, apoiava em sua conta do Twitter a violenta teoria da conspiração QAnon que apoia o presidente Donald Trump.

Ashli Babbit. Foto: Redes Sociais

Circulam nas redes imagens do momento exato em que Babbit foi baleada. Veja abaixo:

O chefe do departamento de polícia de Washington, Robert J. Contee, informou de noite que outras três mortes (dois homens e uma mulher) foram registradas nos arredores do Capitólio. De acordo com ele, esses óbitos decorreram de “emergências médicas”, sem oferecer mais detalhes.

A identidade dos mortos não foi revelada.

Trump pediu através de suas redes sociais que os seus partidários protestassem “pacificamente” e que confiassem nas forças de segurança americanas. Momentos antes, houve vandalismo e confrontos durante a tentativa de invasão, quando extremistas conseguiram ultrapassar as barreiras de segurança e entrar no Capitólio.

Diante das circunstâncias, a prefeita de Washington, Muriel Bowser, declarou toque de recolher na cidade a partir das 18h (locais, 20h de Brasília). A medida ficará em vigor por 12 horas. A prefeitura também fechou os centros de testagem para a Covid-19.

O governador de Virginia, Ralph Northam, declarou estado de emergência e também estabeleceu um toque de recolher a partir das 18 horas nas regiões de Arlington e Alexandria, que ficam nas proximidades de Washington DC.

Contee disse ainda que 52 pessoas foram presas, das quais 47 por desrespeitarem o toque de recolher.

A CNN informou ainda que um homem de 24 anos caiu de uma altura de mais de 9 metros ao tentar escalar um andaime na fachada oeste do prédio do Capitólio. Ele foi transportado a um hospital em estado crítico.

Com informações do G1

Avatar de Julinho Bittencourt

Julinho Bittencourt

Jornalista, editor de Cultura da Fórum, cantor, compositor e violeiro com vários discos gravados, torcedor do Peixe, autor de peças e trilhas de teatro, ateu e devoto de São Gonçalo - o santo violeiro.

Em 2021, escolha a Fórum.

Fazer jornalismo comprometido com os direitos humanos e uma perspectiva de justiça social exige apoio dos leitores. Porque se depender do mercado e da publicidade oficial de governos liberais esses projetos serão eliminados. Eles têm lado e sabem muito bem quem devem apoiar.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR