Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
20 de fevereiro de 2020, 16h53

Sanders ataca multimilionário Bloomberg em debate: “você e Trump defendem socialismo para os ricos”

Embate aconteceu em Las Vegas, em programa da MSNBC, e foi um preparativo para a próxima etapa das prévias do Partido Democrata, no Estado de Nevada.

Michael Bloomberg, Elizabeth Warren e Bernie Sanders, em debate da MSNBC (foto: reprodução).

Meses atrás, o magnata das comunicações Michael Bloomberg, que foi prefeito de Nova York pelo Partido Republicano, afirmou que investiria sua fortuna para ser o candidato do Partido Democrata nas próximas eleições presidenciais, segundo ele, “para enfrentar os absurdos de Trump e o risco do extremismo de esquerda”.

Esta segunda parte da frase se referia claramente o senador Bernie Sanders, que se autodenomina como “socialista democrático”, e um dos favoritos para vencer as prévias segundo as pesquisas.

Por ambos tiveram um primeiro duelo retórico na noite desta quarta-feira (19), em Las Vegas, durante debate realizado pelo canal MSNBC. E quem deu o golpe de nocaute na disputa de argumentos foi Sanders.

Ao ser chamado de “ameaça comunista”, por Bloomberg, o senador respondeu: “eu sou um socialista democrático, não comunista, e vou lhe explicar a diferença. Vamos falar sobre o socialismo democrático. Vamos falar sobre o que acontece em países como a Dinamarca, onde Pete (Buttegieg, outro candidato que concorre nas prévias) apontou corretamente, eles têm uma qualidade de vida muito maior que a nossa, em muitos aspectos”.

E não parou por aí. “Estamos vivendo, de muitas maneiras, em uma sociedade socialista agora. O problema é que, como o doutor Martin Luther King nos lembrava, temos um socialismo para os muito ricos, e um robusto individualismo para os pobres”.

Nesse momento, Bloomberg e a senadora Elizabeth Warren (outra candidata das prévias) levantaram as mãos para interrompê-lo, mas o moderador o deixou continuar: “quando Donald Trump recebeu 800 milhões de dólares em isenções de impostos e subsídios para seus projetos imobiliários em Manhattan (benefício dado pela prefeitura de Nova York, durante a gestão de Bloomberg), isso é socialismo para os ricos”.

Depois, finalizou dizendo “eu acredito no socialismo democrático, que beneficia a classe trabalhadora, não os bilionários, com saúde pública para todos e educação pública para todos”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum