Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
14 de janeiro de 2020, 20h43

Secretário da OEA celebra chegada de embaixador da ditadura boliviana na organização

"Continuaremos trabalhando com a Bolivia em defesa dos valores da democracia e dos direitos humanos", declarou Luis almagro, tido como um dos principais responsáveis pelo golpe contra Evo Morales

Foto: PPC Paraguai

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, fez uma publicação em suas redes sociais nesta terça-feira (14) comemorando a apresentação do novo representante da Bolívia na OEA, Jaime Aparicio Otero. O diplomata foi indicado pelo governo da autoproclamada presidenta Jeanine Añez, que assumiu o comando após um golpe de Estado derrubar o presidente Evo Morales – refugiado na Argentina.

“Muito sucesso em sua gestão, desejamos ao novo Embaixador da Bolívia na OEA, Jaime Aparicio Otero, que hoje apresenta credenciais. Continuaremos trabalhando com a Bolivia em defesa dos valores da democracia e dos direitos humanos. Bem-vindo à Casa das Américas”, declarou o secretário-geral.

A atuação de Almagro diante das tensões que se acirravam na Bolívia após a vitória eleitoral de Evo Morales no pleito de 20 de outubro de 2019 foi vista como fundamental para a concretização do golpe contra o então presidente. O dirigente da OEA afirmou que houve fraude nas eleições com base em relatório da organização que tem sido contestado por economistas e estatísticos de diversas instituições e universidades do mundo.

Otero ocupava a função de forma interina desde novembro, quando foi nomeado por Áñez após o embaixador José Alberto Gonzales renunciar ao posto.

“O trabalho realizado na Bolívia pela Secretaria-Geral da OEA deixou claro que os princípios e valores do Sistema Interamericano de defesa da democracia, a paz e os direitos humanos, entre outros, não são um papel morto e que a Organização tem um papel chave na defesa”, disse também Almagro na posse oficial de Otero.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum