Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
03 de janeiro de 2020, 12h54

Secretário-geral da ONU, após ataque dos EUA contra Irã: “mundo não suportará nova Guerra do Golfo”

António Guterres disse que este é o momento em que "os líderes mundiais devem mostrar toda a sua moderação"

Reprodução/ONU

O ataque dos Estados Unidos ao aeroporto internacional de Bagdá, que terminou com a morte do comandante militar iraniano Qassem Soleimani, é o principal tema do mundo neste começo de ano, e não poderia ser diferente na ONU (Organização das Nações Unidas).

Em comunicado oficial difundido nesta sexta-feira (3), o secretário-geral da ONU António Guterres disse que este é o momento em que “os líderes mundiais devem mostrar toda a sua moderação”, para evitar o início de um conflito armado no Oriente Médio. Segundo ele, “o mundo não suportará uma nova Guerra do Golfo”.

Nesta mesma sexta, está programada uma reunião do Conselho de Segurança da ONU, em Nova York. O encontro já estava previamente agendado, mas teve que mudar sua pauta: inicialmente, o tema principal seria a situação da Síria, mas os últimos acontecimentos fizeram com que os recentes ataques passassem a ser o assunto primordial.

Além dos 5 membros permanentes (China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia), o Conselho conta com a presença de outros 10 representantes transitórios, que no momento são África do Sul, Alemanha, Bélgica, Costa do Marfim, Guiné Equatorial, Indonésia, Kwait, Peru, Polônia e República Dominicana.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum